Aluno de Pinheiral é campeão brasileiro em Corrida de Orientação

João mostrando medalhas e troféu

João Vitor Moura, estudante do 3º ano do curso Técnico em Meio Ambiente do campus Pinheiral, conquistou a vitória no “XX Campeonato Brasileiro de Orientação”. O aluno conquistou a maior soma de pontos em três etapas da competição na categoria H18B. Além disso, o atleta foi vitorioso na disputa estilo sprint e conquistou o troféu Sudeste.

As disputas ocorreram em Santa Maria (RS), em Cristalina (GO) e em Cachoeira Paulista (SP). Na última etapa do campeonato, que aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de setembro, em Cachoeira Paulista, foram divulgados os resultados.

Orientação é um esporte em que o atleta precisa passar por postos de controle marcados em um determinado terreno no mínimo de tempo possível, com o apoio de um mapa e de uma bússola. Além disto, usa a própria natureza como campo de jogo, o que desenvolve o conceito da preservação do meio ambiente entre seus praticantes.

João conheceu a modalidade esportiva nas atividades de Educação Física do campus Pinheiral há cerca de um ano. Atualmente, ele participa também da atividade de extensão de Corrida de Orientação ofertada na unidade.

Para a professora de Educação Física e incentivadora do esporte no campus, Gabriela Conceição, João é motivo de orgulho para a unidade e para o esporte. “Eu espero que o João Vitor possa integrar a seleção brasileira de Corrida de Orientação dentro de alguns anos”, declarou.

A docente explicou que suas expectativas quanto ao futuro de João vão além do desempenho esportivo: “Para além do alto rendimento, espero que João tenha a possibilidade de conhecer tantos lugares e pessoas quanto o esporte pode oferecer. Espero que ele tenha oportunidades de vida que transformem suas expectativas”, concluiu.