IFRJ na 26ª edição do Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos

Alunas e professoras posam na frente de cartaz do projeto

Participação de professora e alunas do curso Técnico em Agroindústria possibilitou troca de conhecimentos

O projeto de pesquisa “Processamento e aceitação sensorial de nuggets de carne de coelho” apresentou o potencial científico do campus Pinheiral na 26ª edição do Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. O evento aconteceu entre os dias 13 e 16 de agosto, em Belém, no Pará.

As estudantes do 3º ano do curso Técnico em Agroindústria Julia Andrade, Nathália Teixeira e Vitoria Bastos apresentaram a experiência desenvolvida no campus Pinheiral em âmbito nacional. O projeto teve a orientação da professora Dayse Oliveira; co-orientação da professora Julia Barros, que acompanhou as estudantes no evento; e foi idealizado pela professora Élida da Conceição.

Para a aluna Nathália Teixeira, sua participação no evento foi uma experiência de aprendizado: “Tive a oportunidade de conhecer trabalhos desenvolvidos em todo o país”, disse. Já a discente Vitória ressaltou a importância de apresentar o nome do campus:  “Mostrar o nosso trabalho em âmbito nacional foi muito gratificante para nós”, declarou. Por fim, a aluna Julia acrescentou: “Além de apresentar o projeto, tive também a oportunidade de assistir diversas palestras”, concluiu.

As pesquisas do projeto “Processamento e aceitação sensorial de nuggets de carne de coelho” são realizadas em parceria com o Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR). O projeto é vinculado ao Programa Institucional de Incentivo à Inovação e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2017-2018. A ação está, ainda, inserida no Programa Jovens Talentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).