Logo IFRJ

Conselho Superior do IFRJ divulga Carta em Defesa da Democracia

Após reunião do colegiado no último dia 24 de outubro, o Conselho Superior do IFRJ divulgou o documento "Carta em Defesa da Democracia". 

Abaixo, a íntegra da carta:

Mediante as massivas ondas de ataques físicos e verbais registradas como consequência do atual processo eleitoral para Presidente da República, o Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, representação máxima da Instituição, composta por docentes, discentes, técnicos administrativos e representantes da sociedade civil vem a público manifestar total repúdio a qualquer forma de discriminação, incentivo ao ódio, xenofobia, ataque a indivíduos e/ou classes, cerceamento das liberdades individuais, autoritarismo, machismo e/ou qualquer outra forma de intolerância e repressão.

Não podemos admitir que a intensa polarização político-partidária estabelecida em nosso país culmine em práticas de ódio contra a riqueza e diversidade de crenças, visões, formas de vida, religiões que enriquecem a nossa cultura, o país e a vida de cada um dos cidadãos  brasileiros. Assim como não podemos admitir qualquer ato ou ação que ameace a democracia e os direitos humanos, entendendo que são esses os meios de se garantir equidade, oportunidades, direitos e acima de tudo, nossas vidas.

Acreditamos que uma sociedade menos desigual e com mais oportunidades deve ser construída com base na Educação Pública e de qualidade para todos, com uma formação cidadã capaz de promover a paz, o respeito e a liberdade de expressão em todos os espaços.

Sendo assim, o Conselho Superior renega qualquer prática que possa ir contra o direito e a liberdade individual de cada um e reitera a necessidade de promovermos uma cultura de paz, respeito e empatia em um momento atribulado na história do Brasil.

Conselho Superior do IFRJ

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS