Campus Resende participa de diálogo com o reitor

Reitor, autoridades, servidores e alunos posam de pé para a foto

Gestores, servidores e alunos do campus Resende participaram do segundo dia do projeto Diálogos com o Reitor, na quinta-feira, dia 07/02. O reitor, professor Rafael Almada, compareceu ao campus para ouvir as demandas locais da comunidade interna. Dividida em três momentos – reunião com gestores, servidores e alunos – a programação contou com presença intensa da comunidade do campus, que lotou os espaços dos encontros.

Rafael Almada destacou a importância da participação de todos para que o objetivo do evento fosse alcançado. “Diálogo é uma via de mão dupla: para que ele aconteça, as duas partes precisam querer. Por isso, agradeço que tenham vindo até aqui para que possamos conversar e avançarmos na construção coletiva que estamos tentando fazer”, disse o reitor.

gestores reunidos em vota de uma mesa
Primeiro momento do dia foi uma reunião com os gestores do campus

Ele explicou, ainda, que o primeiro ano de gestão foi dedicado ao tratamento de situações emergenciais herdadas das gestões anteriores, principalmente no que diz respeito à infraestrutura, mas que nos próximos anos a meta era aumentar a aproximação com os campi. “Recebemos um instituto que tinha sérios problemas de manutenção, não só na reitoria, como também nos campi. E sinto que, anteriormente, a reitoria se distanciou muito dos campi e, em problemas que poderia ajudar, ela não o fez. O próprio modelo de gestão que se pensava era um de independência dos campi, mas as pessoas não percebiam a interdependência que a gente possui. E até hoje, quando propomos mais diálogo entre reitoria e campus, algumas pessoas têm dificuldade em entender e aceitar isso. Não queremos intervir, queremos ser parceiros”, enfatizou.

A diretora-geral do campus Resende, Silvia Trajano, concordou com a necessidade de aproximação: “É fundamental estreitar os laços com a reitoria, pois precisamos muito desse apoio. Esse é um campus novo, com muitos servidores novos, e estamos buscando nos consolidar na cidade. E nada melhor do que o reitor estar aqui presente, acompanhando nosso trabalho e dando suporte. Em alguns casos, precisamos de apoio para quebrar algumas barreiras e sermos atendidos, por sermos um campus recente”, contou.

Servidores em volta da mesma mesa
O segundo encontro do dia foi aberto a todos os servidores

Autoridades do município também compareceram à última parte do evento, na qual o reitor conversou com os alunos do campus e alguns de seus responsáveis. A secretária municipal de Educação, Rosa Diniz; a presidente do Instituto da Educação do Município de Resende (EDUCAR), Alice Brandão; e a vereadora Soraia Balieiro marcaram presença e falaram aos participantes sobre a importância do Instituto para a cidade.

“Para o município é importante saber que podemos criar no nosso aluno que termina o 9º ano a expectativa e a oportunidade de ter acesso a brilhantes cursos que são oferecidos aqui no Instituto. Só temos a agradecer por essa oportunidade ímpar em Resende”, declarou a secretária Rosa Diniz.

Alunos sentados em volta do reitor, que está de pé
Conversa com os alunos e seus responsáveis foi na parte da tarde

Mesmo cenário da foto anterior, mas em outro ângulo
Questões de infraestrutura foram as mais pontuadas na ocasião

Demandas – Entre as solicitações apontadas pela comunidade interna do campus, alguns pontos foram comuns entre servidores e alunos, como por exemplo: obtenção de passe livre para os alunos dos cursos concomitantes/subsequentes na rede municipal de transporte de Resende; questões de infraestrutura relacionadas à falta de laboratórios, área para eventos, refeitório, reforma da piscina e quadra de esportes; aquisição de um ônibus para realização das visitas técnicas; e adequação da rede elétrica e instalação de ar-condicionado em algumas salas e no laboratório de informática.

Conversa com autoridades municipais – O reitor Rafael Almada aproveitou a presença das representantes do poder público Executivo e Legislativo do município para adiantar algumas das demandas, levantadas durante o dia, em uma breve reunião ao final da programação. Novos contatos serão estabelecidos futuramente para dar continuidade nos tratamentos das demandas.