Logo IFRJ

Laboratório obtém título definitivo de inspeção municipal

O Campus Pinheiral recebeu o título de registro definitivo do Serviço de Inspeção do Município (SIM) para a planta da área de processamento de leite do laboratório de Agroindústria. Com a aquisição do título, o Campus Pinheiral obtém a autorização da fiscalização municipal para produzir e comercializar para a comunidade os produtos fabricados na planta de leite. Há previsão que os primeiros produtos a serem comercializados sejam queijo minas e doce de leite. A cerimônia aconteceu no dia 07 de abril com a presença da equipe do laboratório, da direção do campus e representantes da prefeitura e da comunidade acadêmica da unidade.

O diretor-geral, Fabio de Lima, avaliou que a comercialização destes produtos é uma oportunidade de divulgar o nome da unidade e do município de Pinheiral. Para o gestor, em um período em que o orçamento necessita de reforços, a oportunidade de produção e comercialização de produtos representa uma alternativa importante para a manutenção do laboratório. Marcos Fabio disse, ainda, que o campus tem potencial para sediar um abatedouro municipal e é uma proposta a ser trabalhada.

Já o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira, destacou a importância do campus, como uma entidade formadora, seguir os padrões de garantia de qualidade de produção. Assim como o secretário, a médica veterinária e Fiscal do SIM de Pinheiral, Patrícia Queiroz, destacou o empenho da equipe do laboratório para a obtenção do registro definitivo.

Em abril de 2018, o setor recebeu o registro provisório e desde então trabalhou para atender às normas do município para a obtenção do registro definitivo. Foram seis meses de permissão temporária para comercialização. Agora, após atender às adequações exigidas pela prefeitura, a unidade recebeu o selo de inspeção definitivo, para a comercialização da produção da planta de leite.

A médica veterinária, Gisele Santos de Meireles, responsável técnica pela planta de leite do Campus Pinheiral, disse que sente satisfeita pelo resultado com a obtenção do registro definitivo. “Mas é um passo de cada vez, ainda temos muito o que trabalhar”.

Colaboração: Greci Souza

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS