Avaliação nutricional no alojamento

O restaurante do campus Pinheiral, em trabalho para melhorar o atendimento ao público e em investigação da realidade da unidade, iniciou a avaliação antropométrica dos alunos residentes no alojamento do campus no dia 16 de maio. De acordo com o responsável pela atividade, o nutricionista Luciano Pereira, a avaliação antropométrica busca identificar medidas do corpo humano, como peso, estatura, dobras cutâneas, circunferência da cintura, entre outras variáveis. O objetivo desta avaliação é auxiliar na avaliação nutricional e dar suporte para diagnóstico nutricional, educação nutricional e terapia nutricional.

Segundo o Programa Nacional de Alimentação Escolar, alunos que permanecem 24 horas na instituição, devem ter 100% de suas necessidades nutricionais atendidas. Assim sendo, a avaliação com os alunos residentes no alojamento pretende avaliar se o cardápio do restaurante do campus atende tais necessidades nutricionais. Luciano explicou que, a partir dos resultados da realidade dos alunos em pesquisa, é possível fazer inferências. “Uma vez atendidas as necessidades dos alunos do alojamento pelo cardápio ofertado, pode se concluir que se atende, também, aos demais alunos, de período integral e parcial, já que o atendimento das necessidades nutricionais para demais grupos são menores,” explicou o nutricionista.

O trabalho pretende fazer, também, um inquérito alimentar com o objetivo de estimar o consumo médio e inferir inadequação ou adequação do consumo de energia e nutrientes. As avaliações serão realizadas em três momentos distintos, sendo dois durante a semana, e um dia atípico de final de semana. “Para fins de simular a ingestão habitual e adequação estatística dos dados,” explicou Luciano.

A atividade de investigação nutricional dos alunos residentes no alojamento tem a condução dos estagiários de nutrição, do Centro Universitário de Barra Mansa: Elizandra Nascimento de Freitas, Juliana Aparecida dos Santos, Larissa de Souza Oliveira, Renato Carneiro e Taís Cruz. A atividade conta com coordenação do nutricionista do Campus Pinheiral, Luciano Pereira.