Audiência pública discute a importância socioeconômica do Campus Pinheiral

A importância dos Institutos Federais e do campus Pinheiral foi discutida em audiência pública na Câmara dos Vereadores do município no dia 22 de maio. O impacto socioeconômico do campus Pinheiral na cidade e a situação da unidade frente ao contingenciamento orçamentário anunciado pelo governo federal foram as principais pautas em discussão.

O reitor do IFRJ, o professor Rafael Almada, defendeu a relevância do campus ao afirmar: “Eu hoje, não consigo imaginar a cidade de Pinheiral sem o campus”. O dirigente do IFRJ destacou a contribuição do campus ao município em impostos, empregos e consumo no comércio local, além da relevância através das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O diretor-geral do campus Pinheiral, Marcos Fabio de Lima, apresentou ao público a progressão de crescimento da unidade, que pretende alcançar a oferta de mais de 2 mil vagas em 2022 em cursos de técnicos, de graduação e pós-graduação. O gestor expôs, então, a dificuldade de crescimento do campus frente a expectativa do orçamento da instituição e manutenção de suas atividades básicas em 2019. Marcos Fabio mostrou que, mesmo diante do aumento do número de vagas da instituição, o orçamento da unidade vem caindo desde 2014.

Já os discentes representantes do Grêmio Estudantil, Yasmim de Souza Lima (presidente) e Murilo Jones da Costa (secretário-geral e presidente do coletivo Preto) defenderam em plenária a importância de se lutar pelas verbas da educação a fim de garantir a qualidade do ensino.

O vereador Magno Vicente Ferreira foi responsável pela organização do evento na câmara. O representante do legislativo reforçou seu apoio ao campus e destacou a importância da instituição para os alunos. Assim como, o apoio do deputado federal Christino Áureo, foi manifestado através de sua assessoria na audiência.

Representantes do legislativo federal e do município estiveram presentes, a comunidade da cidade, alunos, servidores, diretores do Campus Pinheiral e integrantes do SINTIFRJ (Sindicato dos Trabalhadores do Instituto Federal do Rio de Janeiro). A Reitoria do IFRJ foi representada pelo Reitor, o Professor Rafael Almada e do Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade, o Professor José Arimathéa.

Colaboração: Greici Souza