Campus Pinheiral promove roda de conversa sobre a valorização da vida

O campus Pinheiral promoveu uma roda de conversa com discentes e docentes sobre o tema “Suicídio: Quebrando o silêncio”. O bate-papo foi uma proposta do projeto “Saúde em Foco”. A roda aconteceu no dojô da unidade no dia 22 de maio.

A mediação da conversa foi realizada pela psicóloga Isabel Salles. A mediadora falou sobre a importância de desmitificar o tema suicídio para que haja prevenção e acolhimento. Isabel relatou que comportamentos de automutilação e ideação suicida estão sendo frequentes entre adolescentes e jovens. “O objetivo da conversa é para que os jovens tenham esse espaço de escuta sem julgamentos, sem valor de moral”. De acordo com Isabel, a roda é um espaço de acolhimento, de ajuda e um momento de compartilhamento pessoal de dores. “É importante ter empatia uns com os outros e atenção para ajudar quem precisa” finalizou.

A discente Gabrielle Nunes Sampaio, do segundo ano do curso Técnico em Meio Ambiente, destacou: “Eu decidi participar da palestra pois acho um assunto relevante a se tratar, visto que a gente fica o dia inteiro no colégio e tem pouco tempo para cuidar desse aspecto de saúde e falar sobre o assunto”. Gabrielle, frisou, ainda, que é uma oportunidade de quebrar um pouco esse tabu com o tema para que as pessoas possam conseguir pedir ajuda.

A docente Sylvia Regina Vasconcellos, uma das organizadoras do projeto, destacou que a ideia de convidar a psicóloga Isabel aconteceu na EXPOCANP/SEMACT. “A palestra na EXPOCANP foi super bem recebida e os estudantes emergiram coisas muitos importantes”. De acordo com Sylvia, o projeto se propõe a trazer atividades ao longo do ano sobre o tema. “Pensamos em repetir esse debate pela relevância e importância do tema”, concluiu. A organização do evento contou, também, com o apoio da psicóloga do campus, Camila Resende.

Valorize a vida

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, através do telefone 188, de e-mail e chat, 24 horas, todos os dias. Mais informações https://www.cvv.org.br/ .

Colaboração: Filipi Meireles