Aula Inaugural no Polo Audiovisual Ponto Cine

A aula inaugural dos cursos de Direção Audiovisual (25 vagas) e Interpretação para Produções Audiovisuais (25 vagas) no Polo Audiovisual Ponto Cine, em Guadalupe, foi realizada dia 18 de maio.

Os cursos são fruto do Termo de Execução Descentralizada (TED) assinado em 2018 entre o IFRJ e a Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura, atual Ministério da Cidadania. Com o objetivo de fortalecer os arranjos produtivos, sociais e culturais locais na área do audiovisual, a parceria firmada entre IFRJ e Ponto Cine realiza além dos cursos mencionados, sessões de cine debates destinadas a estudantes do IFRJ e à comunidade externa de modo geral.

Os cursos ocorrem aos sábados das 08 às 17h na sede do Ponto Cine, em Guadalupe, na cidade do Rio de Janeiro. Segundo o diretor de Extensão Comunitária e Tecnológica, Júlio Page, “Os cursos de formação desta parceria entre o IFRJ e o Ponto Cine fortalecem o papel estratégico da Extensão do IFRJ ao estabelecer laços com uma instituição tão importante para o cinema nacional como o Cinema Ponto Cine Guadalupe, hoje um polo audiovisual. Oportunizando a jovens da periferia do Rio de Janeiro e baixada fluminense um curso de formação na área do audiovisual”.

Ainda, segundo Júlio, ter neste projeto alunos do curso de Produção Cultural do campus Nilópolis, como bolsistas do projeto, é outro fator marcante, pois os estudantes vivenciarão in loco a produção e execução de atividades diversas em sua área de formação no IFRJ.

Cristiane Henriques, pró-reitora de Extensão, falou da relevância dos cursos. “A oportunidade de oferecermos cursos de direção e de interpretação para produção audiovisual de forma gratuita e ainda com auxílio para o aluno, sem dúvida oferece uma formação que impulsiona o mercado e permite melhor inserção dos estudantes, trazendo também uma experiência impar para o IFRJ, que tem o curso de Produção Cultural totalmente envolvido no processo, contribuindo  com a participação de grandes nomes na área".

Já o coordenador do curso de bacharelado em Produção Cultural do campus Nilópolis, falou a respeito da ampliação das atividades “A parceria entre o IFRJ e o Ministério da Cidadania para a realização dos cursos de extensão no Ponto Cine vem permitir a ampliação das ações do Bacharelado em Produção Cultural do IFRJ/Nilópolis para além da Baixada Fluminense, agregando novos alunos da Zona Oeste do Rio de Janeiro”.

Adailton Medeiros, idealizador e fundador do Ponto Cine, disse que em poucos dias foram mais de 300 pessoas inscritas. “Uma disputa de 6,4 candidatos por vaga, o que comprova o prestígio do IFRJ e do Ponto Cine”.