Semana Intercolegial de Diplomacia

O IFRJ será responsável pela realização da Semana Intercolegial de Diplomacia (SEMID), que tem como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento de práticas plurais de debate e de criação de caminhos para diálogo dentro do espaço educacional. O evento será realizado de 15 a 19 de julho, no campus Maracanã.

Paulo Borges Mathias Costa, aluno do ensino médio-técnico em Farmácia, monitor da Coordenação de Extensão, Conselheiro Titular do Conselho superior e Conselho Titular do Colegiado do campus e secretário-geral do evento, falou sobre suas funções nesta semana. “Sou responsável pela comunicação institucional (direção e reitoria), pelo contato com patrocinadores, confecção do orçamento e controle do fluxo de dinheiro, correção dos materiais acadêmicos que serão futuramente publicados, entre outros”, explicou.

O organizador também comentou sobre o intuito do SEMID em criar um ambiente propício ao desenvolvimento das mais diversas áreas de conhecimento, para uma educação cada vez mais consciente. “Acreditamos que os modelos diplomáticos são ferramentas capazes de contribuir para aperfeiçoar a capacidade de se posicionar frente à realidade, familiarizando os envolvidos com o contexto geopolítico no qual estão inseridos”, disse.

Para finalizar Paulo destacou que a experiência dos modelos promove, como consequência, o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os seus participantes. “Isso ocorre de diferentes formas, principalmente se estes continuarem a simular em outros modelos diplomáticos, caso haja condições para isso”, concluiu.

Além de Paulo, faz parte da organização do evento o professor doutor em Direito Ambiental e orientador do projeto, Guilherme Mendonça da Cruz.