Capacitação em parceria com a UFF

O campus Pinheiral, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF-Volta Redonda), organizou uma atividade de capacitação intitulada “Treinamento no equipamento Liofilizador de bancada”. A atividade ocorreu no dia 03 de julho, no Laboratório Multidisciplinar do campus e foi direcionada a docentes e técnico-administrativos.

O liofilizador é um equipamento destinado a desidratar e preservar alimentos perecíveis com os seus princípios ativos, bactérias, etc. As condições de baixa pressão e temperatura envolvidas no processo tornam-se determinantes para a preservação da qualidade nutricional do alimento. O campus já possuía o equipamento, no entanto, para a utilização do aparelho aguardava-se capacitação.

Allana Izidório, técnica de laboratório do campus e uma das organizadoras da capacitação destacou: “O equipamento estava parado, e nós tivemos a oportunidade de instalar e utiliza-lo através de orientações de uma pesquisadora”. Allana frisou, ainda, que, os pesquisadores trouxeram todo suporte para a instalação do liofilizador. “Agora, a gente pretende trazer recursos para o campus e fazer parcerias com universidades” ponderou. A organização da atividade teve, também, a participação da técnica de laboratório do campus, Leticia Zampirolli.

O curso teve o objetivo de capacitar servidores sobre a instalação, funcionamento, aplicação e perspectiva de pesquisa no equipamento em análise. O treinamento foi ministrado pelos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Bonifácio de Oliveira Fialho e Natália Batista Lopes Matias, e a Pós-Doutoranda de Engenharia Metalúrgica de Materiais, Ingrid Russoni de Lima.

Para Ingrid Russoni, o treinamento oportunizará todo suporte técnico para os servidores do campus em relação ao uso do liofilizador. “O intuito da atividade é instalar, orientar e utilizar esse equipamento tão avançado”. Ingrid, destacou, ainda que, na região não tem nenhum liofilizador: “Nós estávamos usando na UFRJ; fazendo essa ponte para usá-lo, e na região, atualmente, esse é o único” enfatizou, destacando que, o equipamento viabiliza parcerias para o campus Pinheiral.

Colaboração: Filipi Meireles