Mesa redonda comemora o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Em celebração ao “Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha”, comemorado no dia 25 de julho, o campus Pinheiral, através do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), promoveu uma mesa redonda intitulada: “A Voz da Mulher Negra na poesia do Slam das Minas”. A atividade, mediada pela professora do campus Patrícia Manuela de Souza, aconteceu no dia 01 de agosto e contou com a palestrante Fabiana Bazilio, docente da Unigranrio, e a debatedora Alda Iza dos Santos, assistente social.

A atividade teve o objetivo de fortalecer a luta contra o racismo e a opressão de gênero. Os diálogos abordaram os seguintes temas: “Os preconceitos enraizados na sociedade brasileira”, “Os desafios enfrentados pela mulher negra” e a “Origem da poesia do Slam das Minas”.

A docente Patrícia Manuela destacou a importância de firmar as propostas de inclusão em parceria. “O IFRJ está realmente na contramão desse processo de manutenção de uma sociedade racista. O campus Pinheiral é antirracista e promove debates como esse para poder estruturar essa sociedade de uma forma mais democrática, com a participação de todos”, afirmou.

Em seu discurso, Fabiana Bazilio avaliou a necessidade de exercitar a união entre as mulheres negras: “Precisamos falar sobre a história e importância da representatividade nos espaços de poder”, ponderou. Segundo Fabiana, os jovens negros do campus precisam ver profissionais negros e negras no espaço de fala, manifestando e produzindo conhecimento. Já a assistente social Alda Iza frisou a importância de a mulher negra saber que é preciso levantar sua voz.

A estudante Ketelyn Vitória, do primeiro ano do curso Técnico em Meio Ambiente, destacou a relevância da ação. “A atividade tem muito a ver com representatividade, coisa que eu nunca tive. Minha antiga escola não promovia eventos com essa temática. Só no Instituto é que tive a oportunidade de me inserir e aprender mais sobre a importância da mulher negra na sociedade”, comentou.

Colaboração: Filipi Meireles