Logo IFRJ

Aberto período de submissão para o “I Workshop sobre concepções para currículos de cursos de Informática e Computação”

Está aberto, até o dia 30/09, o período de submissão de trabalhos para o “I Workshop sobre concepções para currículos de cursos de Informática e Computação” sob a perspectiva da integração, diversidade, inclusão e inovação. Este é o primeiro workshop científico totalmente organizado pela equipe de professores do Campus São João de Meriti e acontecerá durante o Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE), a ser realizado em Brasília/DF entre os dias 11 e 14/11/2019.

O principal objetivo do Workshop é promover a discussão sobre a elaboração de currículos de cursos técnicos e superiores nas áreas Informática e Computação sob a perspectiva da integração. Alguns temas que podem ser abordados pelos trabalhos a serem submetidos são:

  • Modelos formativos inovadores para os cursos técnicos e superiores nas áreas de Informática e Computação;
  • Elaboração de currículos integradores, com atenção às demandas da sociedade e do mercado, nos quais o educando pode ter uma diversidade de laços com os conhecimentos, e com situações que só podem ser abordadas validamente através do esclarecimento de várias disciplinas;
  • Práticas pedagógicas sob uma perspectiva integradora.

Além de resultado de pesquisa, os artigos poderão ser de caráter relato de experiência e estudo de caso. Serão aceitos artigos completos, que podem ser escritos em português ou inglês e serão apresentados oralmente. Todas as submissões devem seguir o estilo de formatação dos eventos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Os artigos devem ter no mínimo seis e no máximo oito páginas, incluindo figuras e referências. Todas as submissões devem estar no formato Adobe Portable Document Format (PDF) e devem ser feitas através do Journal and Event Management System (Sistema JEMS) até a data limite.

O retorno dos trabalhos aceitos será feito no dia 16/10. A submissão da versão final deverá ocorrer entre 16 e 28/10. A realização do Workshop será no dia 12/11/2019.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS