I Jornada de Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literaturas

O IFRJ Campus São João de Meriti realizou, em parceria com o Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a “I Jornada de Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literaturas” (I JoPLELL). O evento aconteceu nos dias 18 e 19/10, respectivamente na Faculdade de Letras da UFRJ e no IFRJ Campus São João de Meriti.

A Jornada foi coordenada pelo professor Marcel Amorim, docente da área de Linguagens e coordenador da Especialização em Práticas de Letramento. O Evento foi resultado das atividades do Grupo de Pesquisa "PLELL - Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literaturas" (IFRJ-CNPq), liderado pelo professor.

No total, a Jornada contou com cerca de 120 participantes, três palestras, três mesas redondas, seis sessões de comunicação e 34 trabalhos. Os participantes eram alunos e professores de diversas instituições, como o IFRJ, a UFRJ, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET) e o Colégio Pedro II. Estiveram presentes, também, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRJ, Rodney Albuquerque; e o diretor de Ensino do IFRJ Campus São João de Meriti, Luiz Alberto Chaves Junior.

“A Jornada foi o primeiro e maior evento propriamente acadêmico do IFRJ Campus São João de Meriti até agora”, afirmou o professor Marcel Amorim, que contou ainda que, para o próximo ano, há planos de se ampliar a Jornada com a participação do Colégio Pedro II.

Colaboração: Marcel Amorim