Para o alto, e avante!

cinco estudantes do campus em pé

Os estudantes Karine Peixoto, Larissa Crispim e Natanael da Silva, alunos do curso técnico em Química, do IFRJ campus Duque de Caxias, conquistaram o vice-campeonato na 20ª Jornada de Foguetes, realizada entre os dias 16 e 18 de outubro em Barra do Piraí, no interior do estado do Rio de Janeiro.

Os alunos conquistaram, anteriormente, um bom resultado na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) de 2019, que possibilitou a participação no evento. Nessa primeira competição o foguete criado por eles alcançou uma distância de 132 metros.

O professor de Física do campus, Rafael Pereira Santana, orientador da equipe, foi quem incentivou a participação do trio nos eventos.

Natanael, que ficou responsável pela construção dos foguetes, feito de garrafas pets, explicou a importância do projeto. “Para além da física na teoria, a gente conseguiu desenvolver um projeto prático sobre a física, e isso pode incentivar outras pessoas a querer fazer o mesmo”, contou o aluno que vê a aplicação da disciplina para além da sala de aula, no cotidiano.

Larissa comentou sobre a oportunidade de competir e trazer um título para o IFRJ. “É gratificante representar pela primeira vez nossa instituição e perceber que ela não está apenas presa a estudo tradicional, mas desenvolve outros tipos projetos”, disse a estudante.

O trio confessou que ficou surpreso com a colocação na competição, o foguete da equipe 21, alcançou a marca de 141 metros, pois durante os treinamentos realizados nas proximidades do campus e também no munícipio de Magé, os foguetes alcançavam distâncias menores.

“Agora vão chamar a gente, porque não pode ter ido mais de 100”, comentou Karine que assim como seus colegas de equipe não esperavam alcançar o resultado que garantiu o vice-campeonato para o IFRJ.

um foguete

Colaboração: Pedro Henrique da Silva Pereira