Desafios e expectativas para o campus Duque de Caxias

Os professores do campus Duque de Caxias se reuniram, de 3 a 5 de fevereiro, para planejarem o semestre letivo de 2020.1, em parceria com os servidores da Coordenação Técnico Pedagógica (CoTP). Na pauta, os desafios e as expectativas com o início de um novo semestre.

No primeiro dia de planejamento o diretor de Ensino, Rafael Bernini, apresentou alguns dos novos professores, falou da realização de eventos que acontecerão no semestre e da parceria com a Fundec, que consiste em sortear 53 vagas remanescentes para cursos concomitantes e subsequentes oferecidos no campus.

A psicóloga do campus, Fátima Vieira, promoveu uma atividade com os docentes, “Uma oportunidade para repensarmos a educação que queremos”, apresentando as inquietações e os problemas vividos em sala de aula, que colaboram para uma “pressão” geral no docente vinda de diferentes destinatários e setores. Os professores partilharam suas vivências e opinaram a respeito do tema proposto em plenária “Pressão de todos os lados”.

Práticas educativas no ensino de alunos surdos

No segundo dia, os docentes receberam a professora do Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), Luana Kopp, que ministrou a palestra sobre “Práticas educativas para o ensino de alunos surdos”. A temática é vivenciada no campus, que se prepara para receber seu terceiro aluno surdo, agora são dois na modalidade concomitante e um matriculado no curso integrado ao Ensino Médio.

Luana apresentou as diferenças entre as identidades surdas e de forma sucinta deu exemplos do que se deve evitar nas aulas, como a ausência de recursos visuais e a elaboração de atividades com muito texto. Os professores que atualmente trabalham sem interpretes de Libras no campus foram convidados a pensar na importância do interprete no processo educativo, e de como deve acontecer a mediação e a transmissão dos conteúdos da disciplina sem a presença do profissional.

A docente do INES recordou que o professor precisa conhecer seu aluno e preparar suas aulas de acordo com a necessidade do discente surdo, explorando ferramentas adequadas, como a presença de imagens e vídeos.

Convidada pelo IFRJ, Luana achou importante o interesse dos docentes na temática. “As portas se abrirem para a inclusão e ver que vários professores estavam atentos porque queriam saber, me deixou feliz.”.

Experiências exitosas

Cinco docentes foram convidados a partilharem um pouco de suas experiências no semestre de 2019: a professora de Língua Portuguesa, Lucineide Lima de Paulo, o professor de Física, Rafael Pereira, o professor do curso de Manutenção e Suporte à Informática, Welsing Pereira, e os professores de Matemática, Ana Carolina Carius e Luis Alfredo Bilhéo.

Colegiados

O terceiro dia do planejamento acadêmico dos docentes foi marcado pela realização dos colegiados de curso, que consistem nas trocas de experiências diferenciadas que auxiliam na tomada de decisão em grupo. A CoTP organizou um colegiado com a presença de docentes de quatro cursos diferentes a fim de suscitar uma maior interação entre os profissionais.

Fátima Vieira, que conduziu a dinâmica, dividiu os presentes em grupos de trabalho e propôs a eles identificarem algum problema vivido no campus, convidando-lhes a buscar uma solução que aplicasse eixos temáticos das disciplinas ministradas pelos participantes.

Encerrando a Semana de Planejamento, a CoTP propôs a roda de conversa com tema “A culpa é da base? ”. A motivação que contribui para a realização desse momento partiu dos dilemas vividos pelos professores do campus que disseram ter dificuldades em algumas questões relacionadas ao aluno.

Cada docente foi convidado a pensar em três propostas individuais que solucionassem a ‘culpa da base’, com o intuito de operacionalizar as ideias mais viáveis.

Colaboração: Pedro Henrique da Silva Pereira