Novo prédio da Coordenação de Segurança e Administração de Ambientes Tecnológicos

O Campus Nilópolis inaugurou as instalações do prédio da Coordenação de Segurança e Administração de Ambientes Tecnológicos (CoSAAT), no dia 12 de fevereiro. A cerimônia contou com a presença do reitor do IFRJ, Rafael Almada; da equipe de engenharia e arquitetura e dos diretores e servidores do Campus Nilópolis.

A CoSAAT é o setor responsável pela segurança dos ambientes tecnológicos do campus, uma vez que os laboratórios podem oferecer risco aos alunos e servidores por conter reagentes químicos. Além disso, o setor realiza processos de compra de equipamentos que serão utilizados nos espaços.

Para o futuro coordenador da CoSAAT, Rômulo Souza, as instalações vão proporcionar, também, melhor refrigeração dos reagentes químicos. “Além de ter uma melhoria na logística do setor, os novos aparelhos de ar condicionados possibilitam uma melhoria no acondicionamento dos reagentes controlados. Antigamente, esses resíduos ficavam expostos ao tempo, já que não tínhamos esse espaço”, explicou Rômulo.

O prédio conta com salas que serão utilizadas como depósito de reagentes controlados, de resíduos e vidrarias e de materiais diversos. O local antigo da CoSAAT deu lugar a três novas salas de aula, o que vai beneficiar os estudantes do campus.

Durante o evento, o diretor geral do Campus Nilópolis, Thiago Matos Pinto, ressaltou a importância das novas instalações. “Mais um momento de expansão de espaço físico no Campus Nilópolis, o que é muito importante para a gente. Com esse novo prédio, nós temos algumas questões importantes que mudam aqui no campus, e que impactam diretamente no ensino, pesquisa e extensão”, disse.

A diretora de engenharia Monika Batista, falou sobre o delineamento da obra. “É com muita satisfação que nós fazemos mais uma entrega nessa administração e nessa equipe. Temos uma equipe enxuta para atender toda a comunidade do IFRJ, mas existe todo um planejamento das ações que estamos fazendo nos campi”, comentou.

O reitor Rafael Almada comemorou a finalização da obra. “Mais uma obra que a gente consegue cumprir. Essa obra foi feita em tempo recorde, o que mostra a agilidade que a reitoria está tendo nos processos de infraestrutura dos campi. De forma planejada, a gente tem avançado nessas demandas. E isso representa a conclusão desse trabalho”, finalizou.

colaboração: Raissa Amaral