Simpósio internacional com mais de sete mil inscritos

O I Simpósio Internacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos foi desenvolvido pela equipe de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFRJ Campus Rio de Janeiro. O evento aconteceu de 7 a 9 de julho e contou com um número expressivo de inscrições, com um total de 7.218. As palestras foram virtuais, através da plataforma da Even3, onde os participantes assistiram a vídeos gravados nos horários programados.

A diversidade de assuntos foi um dos destaques: Tecnologias Emergentes no Processamento de Alimentos, Análise Sensorial, Processamento de Aves e Derivados, Processamento de Bolos e Biscoitos, Alimentos Funcionais, Microencapsulação, Cultura de Segurança de Alimentos, Food Fraud, Food Defense, Probióticos, Prebióticos, Insetos em Alimentos, Microbiologia Preditiva e Análise de Risco foram assuntos abordados no evento de forma clara e objetiva.

O professor, e membro da Comissão Organizadora, Adriano da Cruz contou que a ideia surgiu dos docentes do curso de Mestrado de Alimentos junto com os professores do departamento de Alimentos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Para nós, é importante trazer um evento gratuito e de qualidade para toda a comunidade acadêmica do nosso Instituto, do nosso estado e do nosso país, que é tão carente de eventos com relação a essa temática”.

O I Simpósio contou com pesquisadores e professores de Portugal, Finlândia, Argentina, Uruguai e Brasil. A seleção desses nomes levou em conta  professores e pesquisadores de elevada importância na área da Ciência e Tecnologia de Alimentos. Adriano conta, ainda, que o contato com os palestrantes foi feito através de e-mail e que os convites foram prontamente aceitos. “São pesquisadores que falam dessas temáticas há bastante tempo”, relata.

Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e um dos membros da Comissão Organizadora, Roberto Pires, falou também que, participaram do evento alunos desde o Ensino Médio até graduação e pós-graduação e profissionais com formação em Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Química, Engenharia Agronômica, Biologia, Nutrição, Gastronomia, Farmácia, Medicina Veterinária e Zootecnia para que os participantes tenham tido contato com temas relevantes que irão proporcionar o desenvolvimento da Indústria de Alimentos. “Em tempos de pandemia e que tudo está sendo virtual, o maior desafio foi chamar a atenção do público, frente a diversos eventos online que têm ocorrido”, conta Roberto.

Colaboração: Fernanda Monteiro