I Seminário de Pesquisa da Pós-graduação em Gestão de Projetos Ambientais

O I Seminário de Pesquisa da Pós-graduação em Gestão de Projetos Ambientais ocorreu no dia 20 de fevereiro, como encerramento das atividades do 1º semestre de 2020 do curso.

O objetivo principal do evento foi apresentar os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos do curso. Os 18 trabalhos foram distribuídos em cinco salas temáticas: Tecnologias Ambientais, Políticas Públicas, Educação Ambiental e Avaliações e Levantamentos Ambientais.

Os professores do curso fizeram a mediação nas salas, e no total foram 28 participantes. A intenção desse encontro de encerramento, segundo os organizadores, foi criar um espaço de troca entre os estudantes e os professores sobre o projeto desenvolvido.

O evento ocorreu de forma remota via Google Meet durante a manhã do dia 20 de fevereiro.

Os projetos apresentados foram:

Manejo sustentável da bacia hidrográfica do rio Guapi-Macacu.

Avaliação de solo na “área verde” do Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Niterói.

Monitoramento de fauna e os impactos indiretos da implantação de grandes empreendimentos do setor elétrico brasileiro em áreas florestadas.

Os desafios para popularização da energia fotovoltaica.

Grandes projetos nacionais que geram conflitos sociais: um estudo de caso do projeto de recuperação e drenagem do rio Imboaçu em São Gonçalo-RJ.

Planejamento de um programa de compostagem como forma de tratamento para a fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos gerados no município de Maricá-RJ.

Controle da poluição sonora urbana no Município de Niterói - diagnóstico e propostas a partir das ações da fiscalização ambiental municipal.

Análise espaço-temporal do crescimento populacional e da adoção de políticas públicas nas bacias do sistema lagunar Itaipu-Piratininga através da análise do índice de qualidade das águas (IQanfs & IQacce).

Impactos da atividade eólica offshore com relação às atividades de pesca sob a perspectiva dos pescadores.

Soluções baseadas na natureza aplicadas ao meio urbano: estudo de caso do parque orla Piratininga – Niterói/RJ.

Observação de aves como ferramenta da educação ambiental.

A taxidermia como ferramenta de educação ambiental dentro e fora dos limites da unidade de conservação do Parque Estadual da Serra da Tiririca- RJ.

Arqueologia e educação ambiental: um estudo de caso a partir dos sambaquis de São Gonçalo.

Parque Estadual da Chacrinha: um espaço de lazer ou espaço de propagação da educação ambiental? Um desafio para o grupamento de defesa ambiental - GDA da Guarda Municipal do Rio de Janeiro.

Implantação de um viveiro didático nas escolas: como explorá-lo?

A sensibilidade no processo educativo ambiental: um projeto de intervenção em instituição de ensino de nível médio.

Só tenho a agradecer a todos professores e colegas de turma, realmente aqui ninguém solta a mão de ninguém, quando temos algum de nós caindo e se desesperando sempre vem uma mão pra nos resgatar! As contribuições foram ótimas e super importantes! Obrigada!” Nathalia Berolatti, aluna da pós-graduação em Gestão de Projetos Ambientais.

“Nós agradecemos a todos vocês professores, por toda compreensão, dedicação e injeção de ânimo, que tem nos dado, nesse período tão complexo. Sou grata aos meus colegas, por todo apoio, descontração nas horas difíceis e compartilhamento de suas reflexões, a minha palavra é gratidão, obrigada galera, obrigada professores” Adriana Rangel, aluna da pós-graduação em Gestão de Projetos Ambientais

Colaboração:Marília Milagres