Oportunidade para estudantes, professores e técnicos

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) traz uma ação importante para os servidores e estudantes, a 2811, que tem como missão promover a justiça climática em âmbito internacional.

A ação é organizada pela Coordenação-Geral de Prospecção, Parcerias e Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e a Coordenação-Geral de Relações Internacionais da Diretoria de Articulação Institucional - DAINT.

Os interessados poderão participar da Academia de Ação Climática, um treinamento online interativo para estudantes de licenciatura, professores e técnicos administrativos que buscam capacitar os jovens com conhecimentos e habilidades para transformar a preocupação climática em ação.

A 2811 atua há cinco anos na promoção da inovação social e do desenvolvimento sustentável a partir de espaços acadêmicos, trabalhando em conjunto com fundações, empresas, organizações da sociedade civil e universidades. Educadores da América Latina, Europa e Estados Unidos já participaram da Academia de Ação Climática.

O programa virtual capacita estudantes de diversas áreas temáticas na educação sobre mudanças climáticas e estimula instituições a promover soluções climáticas.

O programa inclui 4 módulos de aprendizado:

Módulo 1: Entendendo a crise climática global e local

Módulo 2: Competências e Tendências em Educação Climática

Módulo 3: Ferramentas e atividades para a Ação Climática

Módulo 4: Envolvendo e Integrando a Ação Climática

Os contemplados serão orientados a desenvolver um currículo climático para seu espaço educacional, juntar-se a uma rede internacional de professores voltados para a sustentabilidade e obter 10 horas de desenvolvimento profissional certificado.

A próxima turma da Academia começa em 12 de julho e requer um compromisso de 10 horas de dedicação divididas em 4 semanas. O treinamento custa R$ 700 por aluno, mas a A 2811  está oferecendo bolsas de estudos para interessados da comunidade acadêmica do IFRJ que tenham perfil para participar  do treinamento. Para concorrer à bolsa de estudos vocês precisam preencher o FORMULÁRIO até o dia 21 de maio de 2021:

Os contemplados pela bolsa serão informados até dia 20 de junho de 2021.