Campus Pinheiral é premiado na X JIT e V Fórum ITE

O campus Pinheiral foi premiado com dois trabalhos na X Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIT) e no V Fórum de Inovação, Tecnologia e Educação (Fórum ITE). A cerimônia aconteceu no campus Nilópolis no dia 9 de fevereiro.

O projeto “O Livro Didático Transgressivo”, de autoria do professor de inglês do campus Pinheiral Lesliê Mulico, e dos estudantes egressos Amanda Marques, do curso técnico em Meio Ambiente, e Luiz Filipe Guitério do curso de Agropecuária, foi premiado na JIT como melhor trabalho na área de Linguística, Letras e Artes. O trabalho é um projeto de inovação tecnológica com o objetivo de desenvolver um livro didático de inglês para aprendizes do 3º ano dos cursos técnicos integrados do campus Pinheiral.

O trabalho intitulado “Avaliação de Frozen Yogurt de Soja com características probióticas sabor açaí e adição de corante natural de casca de uva” foi premiado na JIT como o melhor na área de ciências agrárias, e no Fórum ficou em primeiro lugar de inovação tecnológica. O projeto é de autoria da professora de Agroindústria, Alcilúcia Oliveira, dos estudantes Rosiane Aparecida da Silva Siqueira e Vincente Vieira também de Agroindústria, das servidoras do campus Érika Fransciquini, Allana Izidorio e da colaboradora Camila da Silva; todos do campus Pinheiral.

A professora Alcilúcia destacou a importância de um evento como esse para os alunos: “Isso mostra que eles são capazes e podem perceber a evolução deles desde que começaram a pesquisa”, apontou. A docente ainda ressaltou que os alunos terão conhecimentos além da sala de aula com a experiência. Para o professor Lesliê, os alunos deixam de ser reprodutores de conteúdo e se transformam em criadores ativos: “É a consolidação de um ano de pesquisa”.