IFRJ inicia o retorno gradual de suas atividades presenciais

Os campi e a reitoria do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ iniciam o retorno gradual de suas atividades presenciais, com o início do segundo semestre do ano letivo de 2021, que traz de volta alunos e servidores às atividades presenciais. O retorno gradual faz parte das diretrizes traçadas pela Instituição, e teve início nos campi no dia 4 de novembro.

Nesse primeiro momento, o objetivo é a retomada das atividades práticas para estudantes em fase de conclusão de curso e demais atividades relacionadas (de gestão e administrativas, de pesquisa, extensão, etc), que precisam de espaço físico para sua realização).

Estudantes do Campus Paracambi recebem orientações dos servidores para os protocolos de Biossegurança

Prof. David, Diretor de Ensino do Campus Paracambi orienta para os protocolos

Para o Diretor de Ensino do campus Paracambi, Prof. David Braga Pires da Silva, "o retorno gradual e seguro gera muito expectativa no Campus, com uma grande mobilização de pais e estudantes em garantir os protocolos de forma correta e foi muito emocionante ver inclusive as lágrimas rolarem nos olhos de alguns estudantes. Esse retorno esta muito planejado com os distanciamento, divisão em grupos e cursos, respeito aos protocolos e capacidades respeitadas. Foi emocionante!"

No caso do Campus Rio de janeiro, os estudantes recebem logo na entrada um kit especial com material de proteção, incluindo máscara facial, jaleco, protetor facial e álcool 70%. Todos são recebidos e orientados, e, assim como os servidores que também estão retornando, encontram uma série de medidas protetivas ao longo do caminho até as salas e laboratórios.

Jefferson Amorim, diretor geral do Campus Rio de Janeiro, diz que este é um momento de ansiedade, que a unidade está pronta para receber de volta alunos e servidores,e que para isso observa todas os protocolos sanitários e de distanciamento definidos.

O cuidado com o retorno pode ser observado desde as sinalizações na entrada dos campi, também através dos tapetes sanitizantes e álcool em todos os espaços de entrada; sinalização de circulação nos corredores; sinalização na porta e no interior dos elevadores. Há também novos ventiladores para os ambientes e sinalização nas cadeiras alertando para o necessário distanciamento, além das instruções de uso de máscara e demais cuidados preventivos.

corredor do campusrio de janeiro com indicação sanitaria no chao
Sinalização relalizada pelo comitê de biossegurança do Campus Rio de janeiro

Cada detalhe foi pensado para garantir o máximo de segurança neste momento e assegurar a sequência do retorno programado no plano traçado.

Rafael Almada, reitor do IFRJ, diz que com esta retomada gradual de aulas e atividades presenciais a Instituição entra em uma nova e aguardada etapa. “Esse momento só está sendo possível porque os números atuais de contaminação da Covid - 19 demonstram essa possibilidade. Levamos em conta os indicadores, do município, do Estado do Rio e do Ministério da Saúde”.

Allessandra Caimbarella, pró-reitora de Ensino do Instituto, diz que o retorno planejado, dentro das prerrogativas de segurança, tanto sanitárias quanto de distanciamento social, é fundamental. “Primeiro, dado sua identidade em relação à formação profissional, que envolve a prática presencial como característica dos cursos, e, segundo, é um momento importante para que a gente possa receber esses alunos concluintes, sobretudo nessa primeira fase. Acolher, ver como estão todos”.

A pró-reitora destaca ainda que no âmbito global é o momento em que o IFRJ retoma e reconstrói a sua institucionalidade sob uma nova realidade. “Que vai exigir um esforço contínuo de acolhimento, de recuperação do estudo, avaliações diagnosticas, para que a gente possa superar essa lacuna que é muito grande e que foi deixada por essa ausência. É um amplo processo de reconstrução dessas relações tão ricas que temos entre nós e com a sociedade”.

O reitor diz que este semestre também será uma excelente oportunidade de avaliar a eficácia das medidas adotadas e dar continuidade aos planos para o ano que vem. “Vamos vivenciar tudo isso, e temos certeza de que nosso retorno total em 2022 será concretizado com absoluta segurança. O IFRJ está se preparando para uma nova realidade no cenário pós pandemia, e mais uma vez estará pronto para atender milhares de estudantes e contribuir decisivamente para a formação que vai além da parte profissional, que visa também entregar a sociedade um cidadão apto para um mundo em constante mudança”.

Confira aqui as Diretrizes para o retorno gradual das atividades presenciais no IFRJ e o Protocolo de Biossegurança para as atividades presenciais de servidores e terceirizados no IFRJ

ventiladores
Novos equipamentos e sinalização em todos os campi

Sinalização na entrado do Campus Rio de janeiro