Campus São João de Meriti solicita doação de imóvel sede ao Governo do Estado

A Direção-Geral do Campus São João de Meriti esteve na última terça-feira, 21/12, no Palácio Guanabara, na Secretaria de Estado da Casa Civil - SECC e na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC. A pauta da visita foi solicitar formalmente ao Governo do Estado do Rio de Janeiro a doação do imóvel onde hoje funciona o campus.

O diretor-geral do campus São João de Meriti, Rodney Albuquerque, explicou a importância da solicitação para o Instituto. “Quando a Presidência da República indica a instalação de um campus em uma cidade, existem recursos disponíveis para a construção de uma unidade da Rede Federal, o que é ratificado quando o ministro da educação dá a autorização de funcionamento da unidade, que em nosso caso aconteceu em 2018. Não é possível construir a unidade em um patrimônio cedido, por isso é importante convertermos a cessão em doação, para que a cidade possa desfrutar de uma unidade plena da Rede Federal”, contou.

Rodney destacou ainda que o CIEP é um marco na educação do país e que o que foi cedido pelo governo do estado ao campus, com algumas intervenções no acesso, tem enorme potencial. “Por isso a importância desta pauta, não apenas para nossa comunidade acadêmica, mas para a população de São João de Meriti, para alguns locais da Baixada Fluminense e para parte importante da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, em especial a mais hipo economicamente vulnerável, que depende de uma escola pública, gratuita e de qualidade, ainda mais nestes tempos de desemprego em alta e instabilidade econômica”, enfatizou.