Logo IFRJ

PROPEC retoma atividades presenciais em 2022 com inauguração de novas instalações e primeiras defesas de doutorado

A retomada das atividades presenciais do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do IFRJ, ofertado no Campus Nilópolis, foi marcada pela inauguração, na segunda-feira (28/03), das novas instalações da sala de professores e de orientação do programa, da secretaria, das salas de aula e de estudos que atendem a toda a pós-graduação do campus.

O evento contou com a presença do reitor do IFRJ, Rafael Almada; do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marcus Vinicius Pereira, que também é docente permanente do programa; do diretor-geral do Campus NIlópolis, Thiago Matos Pinto; dos diretores de Ensino de Graduação e Pós-graduação, Fabiana Almeida, e de Ensino Médio-Técnico, Victor Magalhães; da coordenadora do programa, Maria Cristina do Amaral Moreira; dos docentes do PROPEC Alexandre Lopes, Denise Leal, Patrícia Maneschy e Valéria Vieira; da equipe da secretaria de pós-graduação, Danielle Andrade e Josiane Pereira; da representante da Coordenação Técnico-Pedagógica, Cássia Lisbôa; e demais membros da comunidade.

Na ocasião, Maria Cristina Moreira, destacou que o PROPEC é um programa de Pós-graduação que tem demonstrado, desde a sua aprovação pela CAPES em 2007, cumprir a sua missão de pesquisar o ensino, e, sobretudo, o ensino básico da Baixada Fluminense. “Nossa tarefa primária é a pesquisa voltada para publicações, participação em comissões de avaliação internas e externas, busca constante por recursos em editais de fomento de forma a ampliar o trabalho realizado dentro e fora do IFRJ, entre outros", explicou. 

O pró-reitor da PROPPI, a coordenadora do PROPEC, o reitor e o diretor-geral do campus enfatizaram, em suas falas, a importância da parceria visando à consolidação da pós-graduação no IFRJ.

Marcus Vinicius Pereira destacou que o PROPEC é um programa de pós-graduação profissional da área de Ensino considerado um caso exitoso no cenário brasileiro. “Seu conceito aumentou gradativamente, de 3 até 5, nas últimas avaliações realizadas pela CAPES, e conquistou a aprovação, em 2018, de um dos primeiros doutorados profissionais no país", explicou o pró-reitor, que disse ainda: “As reformas das instalações físicas só foram possíveis pela captação de recursos financeiros em projetos coordenados por docentes do PROPEC aprovados nos Editais de Apoio para Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e de Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa da FAPERJ e Universal do CNPq”.

Defesas de doutorado - O início do ano letivo de 2022 do PROPEC também será marcado por mais conquistas, pois ocorrerão as primeiras defesas de doutorado profissional: no dia 30 de março, a discente Valéria da Silva Lima defende a tese intitulada "Possibilidades de ações a partir do livro 'No Mundo de Berta': diálogos com a lei 11.645/08 e as ciências na educação infantil" e, no dia 5 de abril, o discente Eduardo dos Santos de Oliveira Braga defende a tese intitulada "Luz, câmera... Produção de Performances Matemáticas Digitais na Educação de Jovens e Adultos".

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS