Logo IFRJ

Projeto do Campus Rio de Janeiro recebe três premiações na FEBRACE 2022

O projeto do Campus Rio de Janeiro intitulado "Meio de cultura à base de proteína texturizada de soja: desenvolvimento, eficiência e análise de custo" – desenvolvido pelos alunos Diogo Corrêa Moreira Maimone de Magalhães e Letícia Cardoso de Castro, com orientação do professor Gustavo Luis de Paiva Anciens Ramos e coorientação da professora Janaína dos Santos Nascimento – recebeu três premiações na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2022.

O trabalho recebeu premiação da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), credenciamento para a feira INFOMATRIX Brasil 2022 e conquistou o terceiro lugar geral na categoria Ciências Biológicas.

“Gostaríamos de agradecer à direção do campus e a toda a organização da II Semana de Arte, Cultura, Extensão, Pesquisa e Inovação (SACEPI), em especial, aos avaliadores, pela indicação de nosso projeto para a FEBRACE 2022. Ficamos felizes em representar o Campus Rio de Janeiro do IFRJ nessa feira nacional e mais ainda ao recebermos três premiações”, declarou a professora coorientadora Janaína dos Santos Nascimento.

Sobre o projeto - Os meios de cultura comerciais fornecem aos micro-organismos a combinação ideal de nutrientes necessários para o seu crescimento, seja de forma específica (meios de cultura seletivos e/ou diferenciais) ou geral. Entretanto, o alto custo destes meios pode constituir um obstáculo para a execução de aulas práticas de microbiologia ou pesquisa científica em instituições com verbas limitadas, especialmente em países em desenvolvimento. Neste sentido, estudos apontam que o uso de vegetais pode ser vantajoso para a formulação de meios de cultura alternativos (não comerciais), uma vez que estes substratos são excelentes fontes de diversos nutrientes. Levando em consideração o alto teor nutritivo da proteína de soja texturizada (PST), baixo custo e abundância nacional, esta matriz torna-se um interessante alvo para a elaboração de um meio de cultura não-seletivo.

O trabalho concluiu que a formulação de maior eficiência é composta de 7,5% de proteína de soja e 1,5% de ágar-ágar. O meio PST 7,5% obteve desempenho excelente no crescimento de importantes patógenos e deteriorantes isolados de alimentos, como Bacillus cereus, Pseudomonas sp., Escherichia coli e Staphylococcus aureus, além de alguns tipos de leveduras.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS