IFRJ participa de Fóruns de Ensino, Pesquisa e Extensão do Conif na Bahia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) está participando de três eventos, realizados entre os dias 26 e 29 abril, no Instituto Federal da Bahia (IFBA). Promovidos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), são eles: o Fórum dos Dirigentes de Ensino (FDE); o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog) e o Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproext). Os eventos reúnem dirigentes máximos das áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Há pautas em comum que estão sendo discutidas conjuntamente pelos três fóruns. Entre os temas que pautam o diálogo entre os(as) dirigentes de Ensino e os(as) gestores(as) da Extensão (Forproext) estão a utilização do recurso da Assistência Estudantil para pagamento de bolsas de Extensão, permanência e êxito, a curricularização da Extensão e a “natureza e identidade do trabalho docente (Portaria 983)” – este último envolve também a interlocução com o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog), único dos três eventos que termina nesta quinta-feira, dia 28.

“Essa reunião, que reúne três dos mais importantes fóruns da Rede Federal, traz para nós do IFRJ uma oportunidade única de alinhamento entre o ensino, a pesquisa e extensão, consolidando nossa missão institucional. Bem como permite o estreitamento das nossas relações com os demais institutos que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, disse a pró-reitora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFRJ, Alessandra Ciambarella.

A pauta do Fórum dos Dirigentes de Ensino inclui ainda temas como a formação inicial de professores(as), a realização de Seminário Nacional de Formação de Professores na Rede Federal, os desafios e possibilidades do Ensino no contexto da pandemia, entre outros.

Assuntos especificamente relacionados à pesquisa, pós-graduação e inovação compuseram a pauta da programação do Forpog, realizado entre os dias 26 e 27 de abril (terça e quarta-feira). Entre eles, o GT de Construção de Diretrizes para especialização em rede e Modelo de PPC da Rede Federal, a necessidade de parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre o ensino semipresencial na pós-graduação e o debate sobre a metodologia a ser empregada na apresentação da RFEPCT à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Já o Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproext) acontece de forma concomitante ao I Congresso de Extensão da Rede Federal (Conext), que conta com a participação presencial e remota de palestrantes da Rede Federal com transmissão pelo Youtube.

A pró-reitora de Extensão do IFRJ, Ana Luisa Soares, destacou que essa é uma semana de intensas discussões. “Falamos sobre a Rede Federal e a indissociabilidade do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão e os vários temas interdisciplinares entre esses caminhos diferentes e complementares. Estar aqui com a pró-reitora de ensino Alessandra Ciambarella e com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Marcus Vinicius Pereira, tem nos possibilitado uma profunda troca de ideias, conceitos e práticas”, afirmou.

Em relação ao Conext, Ana falou da oportunidade de participar de mesas de debate com outros servidores do IFRJ. “Neste evento tive a oportunidade de participar da ‘Roda de conversa - Extensão e as relações étnico-raciais’ e, como equipe de curadoria, trazer três dos nossos servidores para integrarem a programação: o professor Rodrigo Lemos na ‘Mesa Redonda - Internacionalização da Extensão’, o professor Marcos Louzada na ‘Roda de Conversa - Extensão e a educação ambiental’ e a nutricionista da PROEX Jane Kellen no ‘Círculo de Cultura - Extensão e a cultura alimentar tradicional’. Estão sendo muitos os temas discutidos. Esse é um momento de aprendizado, reflexão e absorção de novos conceitos e ideias, e de termos a dimensão do tamanho da Rede Federal de Educação. Espero que a gente possa levar muitos desses aprendizados para o nosso IFRJ”, finalizou.