A diferença no olhar do pesquisador

As turmas do primeiro período (vespertino e noturno) do curso Técnico em Administração do Campus São João de Meriti realizaram uma atividade de campo no dia 11 de maio nas ruas do município.

O professor de Economia Anderson Oriente, à frente dos trabalhos, explica que essa visita faz parte da pesquisa ‘Um olhar sobre a economia de São João de Meriti’ e tem como objetivo identificar as características, problemas e as perspectivas da economia local. “No dia 11 fomos para o campo e identificamos de perto o que verificamos todos os dias com olhares de munícipes, mas não de pesquisadores”.

Anderson diz que as turmas fizeram uma incursão nas atividades da economia popular, do comércio, do serviço e da economia criativa de São João de Meriti, ao longo da tarde e da noite, no intuito de verificar alguns aspectos e potencialidades relevantes para a  pesquisa, dados que não foram obtidos com a literatura. “Tivemos uma excelente receptividade dos empreendedores populares e dos comerciantes locais”.

A Baixada Fluminense, explica o docente, é a região que a partir da segunda metade do século XX, se destacou no estado do Rio de Janeiro pelos seus problemas, marcados pela pobreza e violência, e suas perspectivas, pois se posiciona estrategicamente próximo da capital além de, também, encontrar-se no entroncamento das principais rodovias do estado.

O professor fez seus agradecimentos: “Destacamos especialmente aos estudantes do curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Rio de Janeiro Campus São João de Meriti por caminharmos juntos, a professora Lucivania Soares França da rede municipal de Nova Iguaçu e à Comissão de Ciência & Tecnologia da ALERJ na figura do seu presidente o deputado Waldeck Carneiro, pelo apoio concedido para realização da atividade”.