Seleção para Técnico em Arte Circense da Escola Nacional de Circo

O Instituto Federal do Rio de Janeiro divulga Edital referente ao Processo Seletivo para ingresso no curso Técnico em Arte Circense da Escola Nacional de Circo, turma 2022/2024, para todo o território nacional, em conformidade com o disposto na Portaria nº 29/2009 (Portaria MTur nº 3, de 18 de fevereiro de 2021) e, supletivamente, na Lei nº 8.666, de 21/6/1993 e suas eventuais modificações, no que lhe for aplicável.

Estão aptos a participar do Processo Seletivo brasileiros natos ou naturalizados (pessoa física) e estrangeiros, com idade igual ou superior a 18 anos completos (considerada a data de inscrição), que tiverem concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula no curso, sendo agora identificados como “candidatos(as)”.

O presente processo seletivo visa realizar a seleção de 54 (cinquenta e quatro) novos alunos do Curso Técnico em Arte Circense da Escola Nacional de Circo/Funarte, situada na Rua Elpídio Boamorte, S/Nº, - Bairro Praça da Bandeira, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20270-170, que receberão bolsa durante o período de 22 (vinte e dois) meses consecutivos do curso (setembro/2022 a julho/2024).

Bolsa auxílio

O objetivo da bolsa auxílio é fornecer condições para que os(as) alunos(as) possam manter suas necessidades básicas de moradia, alimentação e saúde na cidade do Rio de Janeiro durante todo o período do Curso Técnico em Arte Circense.

A Escola Nacional de Circo/Funarte destinará à realização do projeto, 54 (cinquenta e quatro) bolsas individuais de R$ 55.000,000 (cinquenta e cinco mil reais) aos candidatos(as) aprovados(as), conforme item 2 deste edital. O pagamento da bolsa será efetuado em 21 (vinte e duas) parcelas, depositado diretamente na conta bancária (conta corrente) dos(as) candidatos(as) aprovados(as).

A conta bancária a que se refere o item 5.2 deverá estar exclusivamente em nome do(a)candidato(a) aprovado(a), não sendo aceitas contas conjuntas ou de terceiros.

Inscrições

As inscrições serão gratuitas e estarão abertas pelo prazo de 45 (quarenta e cinco) dias corridos, contados a partir do primeiro dia útil após a publicação deste edital no Diário Oficial da União.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico: processoseletivo2022enclo@funarte.gov.br até às 18h do último dia de inscrição - horário de Brasília/DF-Brasil, sendo desconsideradas as inscrições enviadas após a data/hora de encerramento.

A documentação necessária para inscrição deverá ser toda enviada em formato PDF, conforme item 6.2.

Os candidatos inscritos serão avaliados em 4 (quatro) etapas:

1ª Etapa (Habilitação): Presidente da Funarte e composta por funcionários(as) desta Instituição, terá como objetivo verificar se o(a) candidato(a) cumpre as exigências previstas para inscrição neste edital;

2ª Etapa (Avaliação Preliminar): seleção, de caráter classificatório, realizada pela Comissão de Seleção, nomeada pelo Presidente da Funarte, segundo os critérios de pontuação do Anexo 2 deste edital;

3ª Etapa (Avaliação Presencial): seleção, de caráter classificatório, realizada pela Comissão de Seleção, terá como objetivo avaliar presencialmente o desempenho dos candidatos aprovados na Avaliação Preliminar, segundo os critérios de pontuação do Anexo 2 deste edital;

4ª Etapa (Análise da Documentação Complementar): após a publicação do resultado da Avaliação Presencial na página eletrônica da Funarte (https://www.gov.br/funarte/pt-br), o candidato deverá entregar a documentação complementar sob pena de desclassificação.