Oportunidades para Mestrado e Doutorado

O IFRJ divulga Edital contendo as normas referentes ao Processo Seletivo para preenchimento das vagas dos cursos de Mestrado e de Doutorado dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu (PPGs) do IFRJ, para o ano letivo de 2023.

Este Processo Seletivo é destinado aos cursos, todos gratuitos, portanto não possuindo mensalidades nem taxas de matrícula, dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu (PPGs) do IFRJ, a saber:

• Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PCTA);
  • Mestrado Profissional e Doutorado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC).

O processo seletivo de que trata este Edital visa a selecionar candidatos para ingresso nos cursos, de acordo com o PPG, conforme a Tabela 1, sendo as vagas distribuídas pelos docentes, linhas de pesquisa e projetos associados, a critério do Colegiado.

Ciência e Tecnologia de Alimentos (PCTA) – Mestrado profissional - total de 10 vagas

Ensino de Ciências (PROPEC) – Mestrado profissional – total de 8 vagas; Doutorado profissional – total de 8 vagas

Inscrições:

Para este processo seletivo, o candidato deverá utilizar os equipamentos para a sua participação, sendo de inteira responsabilidade do candidato providenciar o solicitado para a sua informação e comunicação, pois eles não serão fornecidos pelo IFRJ.

As inscrições estarão abertas no período definido no ANEXO I - CRONOGRAMA, e deverão ser realizadas pelo candidato, exclusivamente, on-line, atendendo aos seguintes procedimentos:

• acessar a página Instituto SELECON, https://selecon.org.br, no período de inscrição estabelecido e seguir as orientações ali contidas;
  • preencher o Formulário de Inscrição e responder ao Questionário Socioeconômico/Cultural, devendo os candidatos que solicitarem isenção da taxa de inscrição assinalarem essa opção no formulário;
  • gerar o Boleto Bancário ou, no caso dos solicitantes de isenção, selecionar a opção “SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO” no Formulário de Inscrição e proceder conforme o estabelecido nos subitens 4.17 a 4.23.

Leia o Edital