Logo IFRJ

O multiverso das siglas tem explicação

O IFRJ lança hoje, 2 de junho, o Manual de Siglas da Instituição. O trabalho conjunto da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade (Prodin) e da Coordenação Geral de Comunicação Social (CGcom) vai contribuir para melhorar o fluxo de comunicação no Instituto.

João Gilberto, à frente da Prodin, diz que o Manual surgiu da necessidade de se criar uma fonte de consulta rápida e objetiva sobre as inúmeras siglas que fazem parte da rotina da Instituição. Brincando, João diz que siglas ‘brotam’ continuamente, e o manual vai ajudar a minimizar as confusões que podem surgir por causa de um uso incorreto.

Onde é o Coof? Pibic Jr é 'filho' do Pibic? Comet tem algo a ver com astronomia? Quantos COFs existem? Quem lembra da DENG? Uso letra minúscula ou maiúscula? Sigla é o mesmo que abreviatura? Dúvidas que povoam a mente dos servidores ao escrever ou direcionar um simples e-mail serão finalmente esclarecidas.  

Caludia, Juliana e Joao em frente ao backdrop
Claudia Lins, Juliana Santos e João Gilberto

Juliana Santos, coordenadora da CGcom, lembra que a ideia surgiu, inicialmente, numa apresentação do IFRJ para novos servidores, e um deles perguntou se existia algum manual sobre o assunto siglas. “Posteriormente, em 2019, teve início o levantamento de dados. Depois enviamos um formulário e tivemos um retorno excelente por parte dos servidores”.    

Claudia Lins, revisora de texto da CGcom, diz que o manual foi feito com o intuito de ser prático, didático e agradável, capaz de esclarecer dúvidas e ajudar a todos os servidores a usar corretamente as siglas e evitar uma série de transtornos que comprometem o fluxo de informação. Além das siglas usadas no IFRJ, o manual traz siglas de instituições externas que volta e meia são usadas nos documentos oficiais.

O Manual de Siglas está disponível no site e será enviado por mailing a todos os servidores. Claudia diz que é importante o hábito da consulta, sempre que houver qualquer dúvida. “O manual possui uma parte teórica, com o significado de cada sigla, o uso do plural, concordância etc. Tudo baseado manuais de redação, como o da Presidência da República”. A segunda parte do Manual de Siglas é para a consulta em ordem alfabética e com a formatação correta de cada sigla.

O pró-reitor da Prodin espera que os servidores passem a usar o manual no cotidiano, e que aos poucos essa prática faça parte de um novo comportamento dos servidores. Uma mudança cultural, que, segundo ele, não acontece da noite para o dia.

A atualização do manual será periódica, e para isso, explica Juliana, é muito importante a participação dos servidores, que podem e devem informar o surgimento de novas siglas através de email para a comunicação. “Esse é um processo dinâmico, participativo, pois o sucesso do projeto tem esse teor democrático, com contribuições de todos”.   

Conheça o Manual de Siglas  

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS