1° Encontro de Internacionalização do IFRJ Campus Niterói

O 1° Encontro de Internacionalização do IFRJ Campus Niterói aconteceu na manhã de sábado, dia 16/07. O objetivo do evento foi promover a internacionalização por meio de compartilhamento de experiências e gerar impacto na comunidade interna e externa com olhar atento para as possibilidades de internacionalização, mostrando maneiras para que os estudantes e servidores se insiram neste universo.

O evento foi uma parceria do Campus Niterói com a Reitoria, por meio da Coordenação-Geral de Relações Internacionais. Palestraram João Pedro Cavalcanti, representante do AFS; Átila Sá, representante do EducationUSA; as professoras do IFRJ Campus Niterói Suelen Vasconcelos e Luciana Bernardo. Membros do “IF In Concert” apresentaram músicas internacionais nos intervalos das palestras. Estiveram presentes servidores, alunos e comunidade externa.

João Pedro Cavalcanti, um dos palestrantes, disse que o intercâmbio durante o ensino médio é uma experiência enriquecedora, sobretudo para alunos que conhecem e entendem a realidade da educação pública brasileira. Segundo ele, ao vivenciar uma realidade externa, o estudante reflete como a própria educação e a dos companheiros pode ser melhorada e empenha-se em compartilhar esse efeito em sua realidade.

A professora Suelen Vasconcelos afirmou que acha importante que os alunos descubram que a internacionalização está ao seu alcance, que é um direito seu e que é totalmente possível, desde que tenham as informações necessárias.

A aluna Maria Luiza Filadelfo ressaltou que a internacionalização é algo que todo mundo quer fazer, todo mundo sonha, mas nem sempre é possível, muitas vezes por conta da situação financeira. E disse que essa democratização da informação abre portas para as oportunidades futuras.