Logo IFRJ

Informativo sobre Cotas Raciais e Heteroidentificação

A Diretoria de Diversidades e Ações Afirmativas (DiDAA), ligada à Pró-reitoria de Extensão do IFRJ, desenvolveu um informativo sobre “Cotas Raciais e Heteroidentificação”. O sistema de cotas foi criado no Brasil pela Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012, com o objetivo de diminuir as desigualdades socioeconômicas e educacionais relacionadas a determinados grupos (como pessoas negras, indígenas e de baixa renda), democratizando o acesso ao Ensino Superior e aos cargos públicos.

Para concretizar esse objetivo coletivo, o IFRJ, assim como outras instituições, forma comissões de averiguação de heteroidentificação étnico-racial, que têm a importante função de atuar no processo de democratização do acesso à instituição pública, sendo ferramentas essenciais para a implementação da política pública e a apropriada aplicação das vagas de processos seletivos e concursos públicos destinadas à população negra e indígena.

O tema heteroidentificação étnico-racial é bastante complexo. Pensando nisso, o informativo esclareceu algumas das dúvidas mais comuns sobre o assunto.

Clique aqui para ler o informativo na íntegra.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS