IFRJ realiza conferência internacional

A “II Conferência Freire: Construindo a ponte entre educação popular e universidade" é uma conferência internacional, multicultural e interdisciplinar realizada pela parceria entre a Universidade de Cambridge, a Universidade Emancipa, a UFRJ e o IFRJ.

O evento acontecerá entre os dias 17 e 21 de outubro de 2022. A conferência tem o objetivo de promover, a partir de novas abordagens e metodologias de encontro e troca de saberes, espaços inter e pluriculturais, democráticos e populares de compartilhamento e aprendizado entre estudantes, cursistas, professores, educadores populares e pesquisadores de qualquer parte do mundo interessados em dialogar, difundir e produzir novas ideias e práticas da educação popular a partir dos pensamentos de Paulo Freire.

Metodologicamente, segundo os organizadores, a conferência explora três formatos de atividades: expositivo (conferências e grupos de trabalho), artístico-cultural (apresentações e exposições) e dialógico (conversas abertas para formação de redes de pesquisa e engajamento). Partiram da visão sobre a necessidade de ampliação inovadora e transformadora das práticas de ensino e extensão e somamos a isso a necessidade de renovar, também, o entendimento do que seja pesquisa, sujeitos que pesquisam e o encontro científico.

O legado de Paulo Freire, eixo temático da conferência, de acordo com a organização, continua atual e relevante. A atualização das suas ideias, e sobretudo a reflexão crítica sobre a práxis, ou prática educativa consciente, é um estímulo ao debate e ao diálogo para o desenvolvimento de uma educação democrática e democratizante. A Conferência contribui com a formação e ampliação de redes de contatos de servidores e estudantes do instituto, visando o intercâmbio da produção científica e tecnológica que envolve instituições acadêmicas e movimentos sociais de outros países.

A II Conferência Freire conta com parte do financiamento oriundo do Pró-extensão (IFRJ), por meio do edital integrado. É direcionado para toda a comunidade acadêmica: servidores e estudantes do IFRJ. Para saber mais sobre a II Conferência Freire, acesse: https://clarec.org/freire2022_pt/

A conferência ganhou uma proporção significativa, com 440 trabalhos em três línguas e a presença de autores de 25 países. É um grande desafio e para que a organização do evento seja efetiva, solicitamos inscrições prévias, pois há a possibilidade de não comportar todos os interessados nas atividades. Compartilhamos a programação presencial da II Conferência Freire no corpo do e-mail e em anexo, constando o link de acesso para a inscrição.