IFRJ CEPF promove a II Feira Científica e Cultural do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

O Campus Engenheiro Paulo de Frontin promoveu a I Feira Científica e Cultural do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no dia 30/11/2022, das 10h às 17h. O evento foi coordenado pela professora de Biologia, Lundoi Tobias Lee, e pelo professor de Sociologia, Bruno Botelho Costa.

Buscando relacionar o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e o mês em que é celebrado o dia da Consciência Negra (20/11), os organizadores do evento, bem como os alunos, buscaram relacionar o protagonismo negro na ciência do Brasil e do mundo. Neste aspecto, buscou-se desenvolver o que preconiza as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que tornam obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira no currículo escolar, objetivando uma educação antirracista e que questiona a visão eurocêntrica da formação do povo.

Para a professora Sabrina Araujo de Almeida, diretora de Ensino do campus Engenheiro Paulo de Frontin, o evento foi maravilhoso. “Uma oportunidade de fomentar práticas educacionais diferenciadas, oportunizando descobertas e a construção do conhecimento dos estudantes, com base na tríade ensino, pesquisa e extensão”, destacou.