CSJM na 46ª Reditec

O diretor-geral do campus São João de Meriti (CSJM), Rodney Albuquerque, participou da 46ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC) 2022, que aconteceu entre os dias 07 e 11 de novembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém/PA, com o tema “Povos e Identidades na Educação Profissional”.

Ao total, foram três palestras, três mesas-redondas, uma conferência, quarenta relatos de experiências exitosas e diversas reuniões, com o objetivo de compartilhar e planejar ações da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, especialmente acerca do tema “Povos e Identidades na Educação Profissional”. Cerca de 900 pessoas, entre participantes e equipe organizadora, circularam entre as diversas salas e os onze estandes do evento.

De acordo com Rodney, o momento de maior relevância para ele foi a plenária dos diretores-gerais da Região Sudeste, presidida pelo reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rafael Barreto Almada, e pela reitora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Joaquina Aparecida Nobre da Silva.

"Sugeri que fosse criado um fundo de reparação sobre os crimes de escravidão e que, deste fundo, absolutamente todos os estudantes cotistas fossem custeados pelo Programa de Assistência Estudantil, de forma que não precisassem mais disputar com a ampla concorrência por auxílios que garantam sua permanência e êxito nos estudos. Se nossos estudantes entram por quotas raciais, já demonstraram que precisam de auxílio, não precisam provar novamente e disputar com a ampla concorrência por esse auxílio, precisa ser automático", opinou.

As proposições apresentadas serão encaminhadas à equipe de transição da área de educação do novo governo pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).

Com a temática “Novos tempos, novos rumos: a Rede que queremos”, a 47ª REDITEC acontecerá em setembro de 2023, na capital Natal.