Logo IFRJ

Campus São Gonçalo assina acordo de cooperação técnica com Coletivo Mulheres da Parada

O IFRJ, através do Campus São Gonçalo, assinou o Acordo de Cooperação Técnica com o Coletivo Mulheres da Parada. O Mulheres da Parada é uma organização não governamental, sediada em São Gonçalo, que visa a promoção da equidade de gênero, promovendo o desenvolvimento social e comunitário a partir do empoderamento feminino. 

O acordo é um instrumento legal que institui a Parceria Institucional entre o IFRJ e o Coletivo para desenvolver, em conjunto, um programa de atividades, dentre os quais, estudos, projetos de pesquisa e extensão, cursos, oficinas e seminários, no âmbito das políticas de valorização e inclusão das pessoas com deficiência, diversidade etária, as culturas indígenas e populares, as relações étnico-raciais, relações de gênero, trabalhadores rurais e grupos em vulnerabilidade social.

Os objetivos principais desta parceria são:

  • Possibilitar à comunidade acadêmica do IFRJ a vivência com ações de impacto social que visam a melhoria da qualidade de vida de pessoas que vivem em territórios vulneráveis. 

  • Promover cursos de extensão que visem a formação, qualificação e treinamento profissional, em articulação às demandas das pessoas assistidas pelo Coletivo Mulheres da Parada. 

  • Propiciar a vivência de estudantes e docentes junto às práticas de agroecologia in loco.

  • Incentivar a aproximação do IFRJ com os projetos e ações de caráter comunitário voltado à construção das condições para a soberania alimentar e a eliminação das situações de extrema vulnerabilidade.

  • Desenvolver ações que estejam em acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. 

Atualmente, o Coletivo desenvolve ações junto ao projeto de extensão Horto Agroecológico, coordenado pela professora Carmelita Gomes. 

Conheça o Coletivo em suas redes sociais: Instagram e Facebook .

Colaboração: Maíra Carrera
 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS