Logo IFRJ

Oportunidades para cursos de Formação Inicial e Continuada- FIC

O IFRJ divulga o edital contendo as normas referentes ao Processo de Seleção Simplificado para o 1º semestre de ano letivo de 2023, dos cursos de Formação Inicial e Continuada- FIC, do IFRJ, ofertados pelo Campus São João de Meriti.

A Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores - FIC, prevista no Art. 39 da Lei Nº 9.394/96 e normatizada pelo Decreto 5.154/04, é um processo de ensino e aprendizagem voltado à formação de trabalhadores para sua inserção ou reinserção no mundo do trabalho, visando ao exercício profissional.

1.2. A classificação dos(as) candidatos(as) se dará por meio de 3 (três) tipos de vagas: para Pessoa com Deficiência (PcD), para os que se autodeclararem em Negros(as) (Preto(as) ou Pardo(as)) ou Indígenas (NI) e para a Ampla Concorrência (AC).

1.3.O(a) candidato(a) deverá optar por concorrer a um dos tipos de vagas ofertadas:

a) Pessoa com Deficiência (PcD) – a pessoa que se enquadra nas categorias relacionadas no Artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298/99 e suas alterações, e a Súmula 377 do Superior Tribunal de Justiça – STJ;

b) Pessoa que se autodeclare Negro(a) (Preto(a) ou Pardo(a)) ou Indígena (NI) - conforme o quesito “cor ou raça” utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; ou

c) Ampla Concorrência (AC) – a pessoa que não optar pelas vagas reservadas.

Há Vagas para: Assistente de Contabilidade (35 vagas); Cadista para  Construção Civil (28 vagas); Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (80 vagas)

Todos os candidatos interessados em se inscrever e se matricular para as vagas deverão comparecer ao campus de São João de Meriti na data estabelecida, no endereço Rua Vala da Divisa, S/N, bairro Coelho da Rocha, São João de Meriti, localizado próximo à Churrascaria Oásis, obedecendo ao seguinte horário:

Assistente de Contabilidade - Cadista para Construção Civil – Turma A -

- Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão - Turma A

- Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão - Turma B - Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão - Turma C - Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão - Turma D

Período: 06/03/2023 a 10/03/2023 – das 14h às 20h

As vagas serão preenchidas, conforme a ordem de chegada, por meio da Chamada Oral, além de obedecerem à distribuição de vagas – Pessoa Com Deficiência, Negros e Indígenas e Ampla Concorrência.

Ao se esgotarem as vagas oferecidas para cada tipo de vaga e curso, o quantitativo sobressalente de candidatos passará por um sorteio que será realizado na data estabelecida para este processo seletivo.

Não haverá cobrança da taxa de inscrição e da taxa de matrícula.

Leia o EDITAL

 

  

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS