Proen ocupa espaço reformado na reitoria da Rua Buenos Aires

8º andar foi inaugurado no dia 13/03

O IFRJ realizou, na segunda-feira (13/03) a inauguração das instalações do espaço reformado da Pró-reitoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proen) no 8º andar do prédio da Reitoria da Rua Buenos Aires.

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, agradeceu a toda a equipe da Proad, da Engenharia, de Manutenção e da Proen pelo trabalho. “Sabemos o quanto é importante ter um espaço como esse e ter a equipe junta. Hoje a reitoria está dividida, parte num prédio, parte em outro, e isso é muito ruim em termos de gestão. Estamos tentando trazer aos poucos todo mundo para cá para ocuparmos esse espaço todos juntos. Reformamos esse espaço e temos trabalhado para reformar outros espaços no prédio. Estamos caminhando para ter uma reitoria unida e bem acomodada como o IFRJ merece. Quero agradecer a cada servidor, pois sabemos o quanto estão todos batalhando para termos esse espaço cada dia melhor e isso não é fácil, pois realizar uma obra nunca é algo fácil”, destacou.

A pró-reitora da Proen, Alessandra Paulon, agradeceu a todos pela presença e falou um pouco sobre o novo espaço que passam a ocupar. “É histórica a nossa questão com relação a ter uma equipe que trabalha com um volume de trabalho muito grande. A atividade fim do IFRJ é o Ensino. A partir de uma ação importantíssima da Proad e da Engenharia, que estiveram desde o começo aqui trabalhando para oferecer uma melhor estrutura e mais conforto aos nossos servidores, alunos e pais que vierem em busca de atendimento, a gente consegue reestruturar esse espaço de forma a acolher todos da melhor forma. Quero agradecer a todos, inclusive à minha equipe, que trabalhou muito para que essa mudança fosse concluída de forma colaborativa, para que pudéssemos ter um melhor espaço. A gente finalmente começa a ocupar um prédio que sabemos o quão difícil é a sua ocupação, e ao mesmo tempo, iniciamos uma nova era no instituto com um espaço novo, uma proposta nova de instituição”, afirmou.

Igor Valpassos, pró-reitor de Planejamento e Administração (Proad), afirmou que o 8º andar foi uma experiência muito boa de engajamento e participação da equipe: “junto com a Proen, realizamos uma divisão de trabalhos. A equipe vem se dedicando diariamente nessa execução e essa primeira entrega do 8º andar representa a primeira parte de muitas outras entregas que queremos fazer no prédio. O 3º andar está em execução, vamos seguir com essa linha de trabalho por andar e, aos poucos, faremos mais entregas para os servidores da reitoria”, disse.

Reforma - O diretor de Engenharia do IFRJ, Alexandre Magno, contou que o 8º andar estava totalmente abandonado e precisando de diversas reformas. E que se preocupou inicialmente com duas coisas: a parte de voz e dados (internet) e o sistema de ar condicionado. “Após verificar com a DGTI a viabilidade da internet, solicitei à empresa de manutenção a ligação do aparelho de ar condicionado. Após essas duas iniciativas, eu utilizei o contrato de manutenção predial vigente para refazer a parte elétrica, pintar o piso com tinta epóxi, trocar todas as louças dos banheiros, fazer as conexões hidráulicas necessárias, aplicação de insulfilm, montar os móveis novos que foram abandonados pela SUSEP e pintar o teto. Todo esse processo durou aproximadamente 45 dias e o andar ficou pronto no final de novembro de 2022”, explicou.

Ainda de acordo com Alexandre, antes da ocupação, a equipe de Segurança do Trabalhador fez uma inspeção aferindo o grau de luminosidade, pois foram trocadas todas as lâmpadas por led, e de temperatura dos ambientes, além do conforto que foi oferecido aos servidores da Proen. “No total, conseguimos colocar nesse setor 29 mesas aptas para abrigar 29 servidores ao mesmo tempo, com conforto e segurança”, afirmou, dizendo ainda que estão fazendo o mesmo processo para o 3º andar.