Aluno do Campus Arraial do Cabo recebe menção honrosa na Olimpíada de Matemática das Instituições Federais

O estudante Joenyr de Pádua, do curso Técnico em Informática do Campus Arraial do Cabo, conquistou a medalha de menção honrosa na 5ª edição da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF). A competição ocorreu nos dias 19, 20 e 21 de maio e reuniu 660 participantes no Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Fortaleza.

A OMIF, voltada para estudantes do ensino técnico integrado ao médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tem como objetivo principal estimular o interesse pela matemática e colaborar para a redução de déficits de aprendizado. Além disso, promove a interação entre estudantes e professores de diferentes regiões do país.

Ao comentar sobre sua experiência, Joenyr compartilhou sua satisfação com o desempenho obtido e suas expectativas para futuras edições da OMIF. "Para a prova, eu tive minha base em questões olímpicas que discuto com alguns amigos como hobby. Para a próxima OMIF, espero obter mais questões de olimpíadas para estudar, principalmente desta, e focar nos tópicos em que tenho menos conhecimento", revelou o estudante.

Além disso, o discente destacou o impacto positivo que a participação na competição trouxe para sua vida. Ele ressaltou a oportunidade de conhecer novos lugares, culturas e fazer amizades. “A viagem até Fortaleza foi uma experiência enriquecedora, me proporcionando a chance de andar de avião pela primeira vez”, explicou.

O professor Ralph, responsável por orientar Joenyr durante sua preparação, expressou grande satisfação com o desempenho do estudante. “Ele é um aluno brilhante, sempre muito envolvido com as atividades científicas. Ele foi medalhista de bronze na OMIF de 2021, que foi uma edição online, e estávamos na expectativa de obtermos um prêmio nesta edição, e ele conseguiu! Foi o nosso primeiro prêmio numa edição com a 2ª fase presencial e também a primeira vez que o Brasil ouviu o nome de aluno ser chamado seguido de ‘do IFRJ campus Arraial do Cabo’ na cerimônia de premiação. Foi muito emocionante, estou muito orgulhoso”, afirmou o docente.

Colaboração: Verônica Trindade Marques