O maior evento esportivo do IFRJ completa uma década

Os Jogos Intercampi completam uma década, reunindo a cada dois anos no Campus Pinheiral estudantes de diversos campi da Instituição. Trata-se de uma ação que faz parte de uma política esportiva institucional, que visa promover o incentivo à prática esportiva e à consequente melhoria da qualidade de vida dos discentes.  Trata-se da principal atividade esportiva do IFRJ, e para que esse evento seja realizado é necessário um grande trabalho de organização que envolve a dedicação de muitos servidores. Como, por exemplo, uma ação paralela ao Intercampi, que é a aquisição de material esportivo para os campi, que vem acontecendo na atual gestão desde 2018.

A comissão organizadora dos Jogos é composta por membros da Pró Reitoria de Extensão e professores de Educação Física dos campi. Outros atores são a Pró-Reitoria de Administração e Planejamento,  que viabiliza os recursos e pagamentos de elementos essenciais para o acontecimento dos Jogos (ônibus, camisas, alimentação, arbitragem, etc).

O professor Bruno Patrício, coordenador de ações esportivas da Pró-Reitoria de Extensão, acredita os objetivos foram cumpridos mais uma vez, na realização do V Jogos Intercampi agora em 2023, “Principalmente no que se refere à valorização da saúde e do esporte, além de favorecer o enriquecimento cultural, a troca de experiências e a interação entre os alunos de diferentes campi do IFRJ”.

A direção-geral do Campus Pinheiral, sede do evento, se destaca pelo envolvimento e parceria na organização. E para que seja possível realizar cada edição do Intercampi, é necessário o trabalho de muitos servidores, que contribuem de maneira direta em todos os estágios de preparação e execução dos Jogos.

Gabriela Souza, professora de Educação Física do Campus Pinheiral, destacou a alegria, a sociabilização, o respeito e todos os aspectos que envolvem a cultura esportiva são o maior objetivo do evento, que já chega na sua 5ª edição e fica melhor a cada ano. “A oportunidade e valorização da Pró-Reitoria de Extensão para os Jogos, mostra que vale a pena todo o esforço e investimento para nossos estudantes. Nós, professores de educação física, principalmente no campus Pinheiral, que já sediamos o evento há 10 anos, nos sentimos muito felizes e orgulhosos de ver o crescimento do maior evento esportivo do IFRJ. Que venham os próximos!"

Para se ter uma ideia da complexidade do trabalho, questões de infraestrutura dos jogos contam com a atuação da prefeitura do campus Pinheiral, e na parte de alimentação, diversos servidores do restaurante local são envolvidos, como cozinheiros, nutricionistas, etc. Cerca de 15 estudantes trabalham como monitores do evento, realizando algumas atividades cruciais na organização. Esses monitores se organizam sob orientação da professora Gabriela Souza, do Campus Pinheiral, que é da comissão organizadora e realiza um papel muito essencial nesse processo.

Ainda sobre a questão da alimentação, os estudantes tomam café da manhã ao chegarem ao campus, almoçam no restaurante (via recurso da PROEX, descentralizado para operacionalização no campus) e recebem um kit lanche quando retornam para os ônibus na volta às suas cidades ao final do evento.

Todos os participantes recebem medalha de participação, mostrando a importância de todas e todos estarem ali juntos, em comunhão por meio do esporte. Dessa forma a competição pela competição fica sempre em segundo plano, já que o objetivo maior é a confraternização de todos os campi através do esporte.

Todas as ações administrativas inerentes à Produção do Evento são organizadas em um Plano de Ação onde são mapeadas todas as atividades de pré-produção, produção (no dia do evento) e pós produção (atividades necessárias mesmo após a realização dos Jogos propriamente ditos). E todos os membros da comissão organizadora atuam nessa construção de maneira ativa e dalógica.

Julio Page, à frente da Diretoria de Extensão Comunitária e Tecnológica – Diproext agradece: "Gostaria de agradecer e parabenizar todas as (muitas) pessoas envolvidas na produção dos Jogos Intercampi, em especial a equipe da Pró reitoria de Extensão e os professores de educação física dos campi, que se dedicam intensamente para tornar o evento uma realidade. Só para termos uma ideia, o Plano de Ação desta 5º edição dos Jogos (maio 2023) foi iniciado em dezembro de 2022, ou seja, 5 meses de intenso trabalho. E quando a gente vê aquela quadra lotada de estudantes, felizes, cheios de energia, percebemos que todo o trabalho compensa. É com esse foco que toda a comissão organizadora trabalha. Vida longa aos Jogos Intercampi do IFRJ e que consigamos avançar nas instalações esportivas de outros campi para que os Jogos possam ser realizados também em outras unidades".

Professores de Educação Física que participaram desta ação:

Arraial do Cabo - Manoel Virgilio
Duque de Caxias - Leandro Almeida e Ana Beatriz Tavares