Campus Arraial do Cabo na II Conferência Oceânica do Brasil

Gabriela Pimentel - pró-reitora de Ensino de Graduação (UNEB); William Freitas - presidente da Redemar; Adriana Marmori - reitora da UNEB;  David Barreto de Aguiar - diretor-geral do Campus Arraial do Cabo; Giuliana Brito - chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Turismo da Bahia; Rosane Vieira - pró-reitora de Extensão da UNEB

O diretor-geral do Campus Arraial do Cabo, professor David Barreto de Aguiar, participou da II Conferência Oceânica do Brasil, inserida na programação do X Festival das Baleias, realizada de 6 a 10 de setembro, na cidade de Salvador/BA.

O evento foi promovido pelo Instituto Redemar Brasil em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e contou também com a presença de representantes de Institutos Federais, universidades, órgãos ambientais do SISNAMA, poderes executivo e legislativo, organizações ambientalistas, setor turístico/hoteleiro e da UNESCO.

O professor David Barreto de Aguiar destacou a importância do evento. “Considero o evento muito importante, pois coloca estrategicamente o IFRJ Arraial do Cabo no centro das discussões envolvendo a gestão da Zona Costeira no país e os seus mais diversos desafios, acompanhando assim a nossa vocação de um campus situado em região litorânea e com expertise nas Ciências Ambientais de Áreas Costeiras”, afirmou.

William Freitas, presidente do Redemar, expressou sua satisfação com a participação do IFRJ no evento. “Ter recebido o IFRJ em um evento dedicado a debater orientações e soluções para a proteção dos oceanos nos deixa cheios de orgulho. É importante lembrar que os problemas costeiros oceânicos transcendem fronteiras e afetarão toda a costa em grande escala”. Freitas ainda ressaltou que a presença de Barreto contribuiu para uma troca valiosa na formação de uma mentalidade marítima fundamentada na ciência, envolvendo todos os atores que se beneficiam desse ecossistema. “Defendemos veementemente que os oceanos sejam reconhecidos como um bioma no Brasil", finalizou o representante.

Durante o evento, professor David participou da mesa de debates intitulada “Impactos dos Eventos Climáticos na Sociedade”, compartilhada com a professora Irene Martins, da Universidade do Porto (Portugal); Carmynie Barros Xavier, gerente institucional do Centro Brasil no Clima; e Carlos Araújo, do ICATRES.

Ao final da conferência, o diretor-geral foi convidado a compor o comitê científico da próxima edição da Conferência Oceânica, que acontecerá em 2025 no Campus Valença da UNEB.

Colaboração: Verônica Trindade Marques