Pitch de Projetos de Extensão Tecnológica

No último dia da Rio Innovation Week aconteceu o “Pitch de Projetos de Extensão Tecnológica”. Foram três projetos apresentados: Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (ITES) do Campus Niterói, as Ações Esportivas e o Extensão Cultural.

Os projetos visam, respectivamente, a promoção da incubação tecnológica para a economia solidária, de ações esportivas para o empoderamento de crianças e jovens em vulnerabilidades econômica e social e de promoção da democratização do acesso às produções culturais. “Nas apresentações, os projetos pretendem esmiuçar onde estão as potencialidades, as ramificações, o que atingem e como têm conseguido impactar e inovar na direção dos três temas”, explicou a coordenadora de Programas e Projetos da Proex, Michelle Abraão.

A Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (ITES) busca apoiar, fortalecer e desenvolver iniciativas de economia solidária por meio de formações e assessorias técnicas, preferencialmente na cidade de Niterói/RJ. Seu público-alvo são trabalhadores em situação de vulnerabilidade social, bem como estudantes do campus Niterói. A ITES atua em temas como: autogestão, educação popular, comércio justo e solidário, consumo responsável, finanças solidárias, tecnologias sociais e inovação social articulados às iniciativas populares e movimentos sociais no território.

As Ações Esportivas promovem a integração de discentes e servidores do IFRJ através de atividades esportivas e culturais. Suas principais ações são: promover jogos esportivos e atividades corporais envolvendo discentes e servidores; promover atividades integradoras e solidárias; expandir o conhecimento do esporte e da arte em uma perspectiva da cultura corporal do movimento, de modo a oferecer maior oportunidade de acesso à prática desportiva e ao desenvolvimento da cidadania; contribuir no desenvolvimento e consolidação das ações da área do conhecimento de Educação Física no contexto do IFRJ. Dentre os projetos desenvolvidos pelas Ações Esportivas, foram citadas as aulas de artes marciais para alunos do Campus Duque de Caxias e os mini cursos de preparação de goleiros.

O programa Extensão Cultural foi criado em 2011 com o objetivo de proporcionar acesso aos equipamentos culturais e maior oportunidade e estímulo às artes para a comunidade interna e externa do IFRJ. “O programa foi idealizado pela Pró-reitoria de Extensão e por professores do curso de Produção Cultural do Campus Nilópolis. Ele possui um regulamento de distribuição dos ingressos oferecidos pelos nossos parceiros para os espetáculos. Fazemos a divulgação dos espetáculos, as pessoas se inscrevem através de formulário, é realizado um sorteio e os contemplados são informados por e-mail. E em troca desses ingressos, há uma contrapartida de divulgação e de pré-requisitos como materiais comprovando a participação das pessoas e feedback do que elas acharam do espetáculo”, explicou a pró-reitora de Extensão, Ana Luísa Soares.

Foi falado também sobre os planos de ampliação do Extensão Cultural para que outros espetáculos fora da região Centro e Sul do Rio sejam incluídos, facilitando o acesso de alunos e servidores dos campi mais afastados.