Youth20 em Volta Redonda

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) foi um dos colaboradores do Youth20 (Y20) - Diálogo Regional da Juventude do G20, realizado em Volta Redonda. O Y20 representa um momento histórico na construção de alianças globais para a implementação de políticas públicas nacionais e internacionais, focadas nas demandas centrais da população jovem. Volta Redonda foi escolhida como uma das 30 cidades brasileiras a sediar os diálogos regionais do Y20, abordando temas prioritários para a juventude.

A mesa de abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo Marcus Barão, chair do Y20, Juana Nunes, diretora de Popularização da Ciência e Educação Científica do MCTI, Rafael Almada, reitor do IFRJ, e o professor Marco Pacheco, responsável pela participação do IFRJ no evento.

Durante a abertura, Juana Nunes destacou a popularização da ciência como uma maneira de promover o interesse dos jovens por carreiras científicas e tecnológicas. Rafael Almada ressaltou a importância da educação e da ciência na formação dos jovens, destacando o papel do campus Volta Redonda e o trabalho do professor Pacheco com a Trilha da Ciência, que oferece experiências interativas com experimentos científicos.

Além disso, o IFRJ Campus Volta Redonda apresentou o LudoCiência, uma mostra de brinquedos científicos, coordenado por Pacheco; o projeto Ciência pra Gente, coordenado pela professora Aline Intorne; e o Planetário Oberon, coordenado pelos professores Espírito Santo e Pacheco.

A colaboração do IFRJ no Y20 em Volta Redonda evidenciou o compromisso da instituição com a educação científica e a formação de jovens, consolidando a importância de iniciativas que incentivam a popularização da ciência e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a juventude.

na foto: Prof. Pacheco (IFRJ-CVoR), Juana Nunes (DEPEC/MCTI), Miriam Araújo (IFRJ-CVoR), Rafael Almada (reitor do IFRJ)