Alunos do IFRJ participam do 45º Congresso Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Um grupo de 17 estudantes dos cursos técnicos do IFRJ, de diferentes campi, acompanhado pelos professores Andréa Barbalho (Campus Nilópolis) e Vitor Lara (Campus São Gonçalo), esteve presente na 45ª edição do Congresso Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Conubes), que aconteceu entre os dias 14 e 16 de Junho, em Belo Horizonte.

O Conubes é o maior evento do movimento secundarista brasileiro e, a cada dois anos, reúne milhares de estudantes de todo o país para debater temas relevantes para a educação, com oficinas, palestras e apresentações culturais, fortalecendo a organização estudantil e construindo um futuro mais justo e igualitário.

“Nós, que acompanhamos os estudantes do IFRJ ao 45º Conubes, pudemos observar que houve uma rica troca de conhecimento entre esses estudantes e outros estudantes do Brasil inteiro. A participação deles no referido evento, propiciou uma rica vivência que com certeza contribuirá positivamente para que suas formações sociais e desenvolvimentos enquanto cidadãos sejam significativos para além da sala de aula”, disse a professora Andréa Barbalho.

Nos dois dias de evento, os discentes puderam, através da reunião com esses outros colegas de todo o país, participar de debates de temas relevantes para a educação e o social, participar em oficinas práticas, em palestras e apresentações culturais: “O que tende a fortalecer uma organização estudantil mais consciente e participante na construção de um futuro mais justo e igualitário”, enfatizou Andréa.

A disponibilização do transporte para levar o grupo ao congresso foi pela Reitoria. A ida do grupo foi articulada pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), por meio da Diretoria da Assistência Estudantil.