IFRJ promove reunião com Grêmios Estudantis e Centros Acadêmicos

No último dia 02/07/2024 (terça-feira), à convite do Reitor Rafael Almada, foi realizada uma reunião online entre os Representantes dos Grêmios Estudantis e Centros Acadêmicos, que também contou com a presença da Pró-Reitora de Extensão Prof. Ana Luisa Soares da Silva, da Diretora de Assistência Estudantil, Edméa Teixeira e da Coordenadora da Rede de Assistência Estudantil Denise Cristina Alves Farias Soares e sua equipe, para um diálogo pós período de greve, buscando a construção de relacionamentos sólidos através do fortalecimento da comunicação permanente e da garantia de um espaço de acolhimento para os discentes.

Participaram da reunião representantes dos campi Arraial do Cabo, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Nilópolis, Niterói, Paracambi, Pinheiral, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Volta Redonda. Durante a reunião todos os representantes tiveram a oportunidade de expressar seu ponto de vista sobre diversos temas, tais como: bolsas e auxílios, calendário acadêmico, infraestrutura dos campi, orçamento, entre outros.

Com relação à possíveis atrasos de pagamentos do PAP, ressaltamos que o único mês que se justifica um atraso, é referente ao mês de maio, pago em junho, como explica a nota publicada no link abaixo:

Ainda restaram algumas dúvidas concernentes às pautas trazidas pelas representações estudantis, que não foi possível em função do adiantado da hora, responder na reunião. A Pró-Reitora de Extensão e sua equipe, trazem aqui algumas respostas, a fim de esclarecerem várias dúvidas, que também seguirão por e-mail para as representações estudantis. Nossa ideia, é que este diálogo seja constante e cada vez mais frequente. Para isso, reuniões mensais com as representações estudantis estão sendo marcadas e um seminário sobre auxilio estudantil também está sendo organizado, para que os processos sejam compreendidos com a transparência tão necessária.

1-  Como será o acesso ao Programa de Assistência Estudantil – PAP 2024.2 aos estudantes ingressantes no IFRJ?

Resposta: Será aberto um edital para inclusão de estudantes ingressantes em 2024.2 no Programa de Auxílio Permanência.

A abertura do novo edital será definida e informada a partir da definição do calendário acadêmico pós-greve, visando abranger o período letivo.

2- De que forma foi estabelecido os valores e números de parcelas do Programa de Assistência Estudantil?

Resposta: Os valores e números de parcelas para pagamento de Auxílio Permanência Estudantil (PAE) do IFRJ estão determinados na Portaria IFRJ nº281, de 08 de março de 2023 (constam também no Anexo II do Edital Nº 03/2024- Primeiro Semestre de 2024). Não há regulamentação (Decreto, Lei ou Regulamento Interno), que determine um piso para o pagamento de valores ou parcelas mínimas para o PAE.

A distribuição dos valores para o Programa de Auxílio – PAP em cada campus, para seus respectivos estudantes, se dará conforme as demandas identificadas, as análises das equipes técnicas do Comitê Gestor Local e a deliberação das diretorias locais de cada campus.

3-  Quais são os critérios para obtenção do auxílio estudantil em 2024.1?

Resposta: Os critérios estão descritos no Edital Sistêmico 03/2024 links abaixo:

4-  Quando serão implantados os restaurantes nos campi?

Resposta: Informamos que a equipe de nutrição em parceria com a Engenharia do IFRJ não tem medido esforços para que a finalização das obras. Os campi Niterói, São João de Meriti, Nilópolis, Engenheiro Paulo de Frontin, São Gonçalo já possuem estrutura para o Refeitório necessitando terminar alguns pequenos reparos.

É possível acompanhar o andamento da construção dos refeitórios através do processo número 23270.001044/2020-09

Por fim, como resultado da reunião, além do compartilhamento de informações, imprescindíveis para uma relação de confiança e transparência, também foram apresentadas algumas propostas de ações que corroboram para uma diretriz unificada e condizente com os valores institucionais do IFRJ.