Logo IFRJ

O olhar crítico sobre fatos e fakes

Estudantes do 7º período do Curso Técnico em Alimentos do Campus Rio de Janeiro finalizaram em agosto a última etapa do trabalho de análise e criação de conteúdo de Mitos e Verdades sobre Alimentos para Redes Sociais. 

Na primeira etapa, iniciada em julho, cada aluno precisou pesquisar e apresentar pelo menos dois conteúdos disponíveis no YouTube, Instagram ou TikTok sobre alguns temas específicos estudados na área de alimentos.

Nessa etapa, eles precisavam apurar a veracidade das informações, julgar se se tratava de fato ou “fake”, e depois elaborar uma critica ao vídeo estudado. “O objetivo nessa fase era fazê-los desenvolver um olhar técnico sobre o que está disponível em rede social e identificar padrões de preferência por determinados tipos de conteúdo e comunicação”, pontuou o professor Fabio Macedo, responsável pela disciplina de Química de Alimentos 2. 

Com a finalização da 1ª etapa veio o desafio do desenvolvimento dos seus próprios materiais. Cada estudante individualmente elaborou um vídeo entre 1 min e 1min30s narrando a verdade sobre algum fato que considerassem de relevância dentro do conteúdo da disciplina. 

Alguns optaram por vídeos narrativos, outros por quiz, entrevistas na rua, filmagens dentro de supermercados, explicação de rótulos e sobre produção de alimentos e até sobre análises de fraude feitas nos Laboratórios do IFRJ. 

Macedo diz que chamou a atenção a qualidade dos materiais gerados, e o alcance e impacto das publicações. Por iniciativa própria, alguns escolheram postar em mais de uma rede social e o total geral de visualizações dos vídeos 48 horas após a postagem (feitas no dia 06/08) passou de 14 mil, além de centenas de interações nas redes sociais. 

A discente Maria Fernanda se inspirou em uma consultora de alimentos que segue há algum tempo no Instagram, e fez um video sobre Leite A2, que gera menor desconforto abdominal. O vídeo explicando as diferenças entre esse leite e o leite convencional alcançou mais de 3.400 views e recebeu dezenas de comentários. “Pessoas que eu nem conheço estão comentando meu vídeo. A repercussão foi maior do que eu imaginava”, complementou a aluna, que inclusive já estagia na área de consultoria.

Evelyze Oliveira fez um vídeo desmistificando a diferença de qualidade entre ovos brancos e vermelhos, caipiras e orgânicos. Somando TikTok e Instagram, ultrapassou 2.100 visualizações. “Fiz com vergonha, mas admito que ficou bom. Gravei na casa da minha amiga e deu tudo certo. Muito boa essa atividade”, compartilhou ela, que já foi monitora de Extensão. 

De acordo com Fábio Macedo, todos os objetivos dessa atividade foram atendidos: “Perceber que são capazes de produzir conteúdos relevantes dentro de sua área de formação no Curso Técnico, aprender a analisar criticamente o que é publicado em rede social e finalmente aprender a comunicar conhecimento a partir do que aprendem ao longo dos anos aqui no Curso”.

 

Colaboração: Fabio Macedo

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS