Logo IFRJ

Nota do Comitê Operativo de Emergência

O Comitê Operativo de Emergência (COE-IFRJ), com base nas atribuições estabelecidas pela Portaria no 062/2020; segundo o atual cenário epidemiológico; subsidiados pelas orientações técnicas da Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador e com base na reunião realizada em 29 de novembro de 2022, torna público a seguinte nota:

No final de outubro de 2022, a Fiocruz Amazônia identificou a circulação no Brasil de uma subvariante da Ômicron, a BQ.1. Esta subvariante está sendoresponsável pelo aumento de casos de COVID-19 nos Estados Unidos e Europa, totalizando 65 países. A preocupação diz respeito a uma particularidade destamutação que ajuda o vírus a escapar da resposta imunológica.

Por isso, é expressamente recomendado que se atualize o esquema vacinal, para que o organismo tenha possibilidade de criar defesas mais eficazes no combate ao vírus, de modo a reduzir a gravidade dos casos. De acordo com o Observatório para o COVID-19 do Governo do Estado do Rio de Janeiro, amédia de vacinação com a primeira dose de reforço na população acima de 12anos é de 53%. Apenas 19% se vacinaram com a segunda dose de reforço. Apartir de quatro meses da última dose, ocorre a diminuição da imunidade,podendo levar ao aumento de internações e de casos graves relacionados ao COVID-19.

Além disso, foi verificado no Estado do Rio de Janeiro o aumento dapositividade nos testes de COVID-19 nas últimas semanas. O gráfico 1 apresenta a taxa de positividade do RT-PCR no Estado do Rio de Janeiro entre as semanas 32 e 45. Na última semana, correspondente aos dias 13 a 19 de novembro de 2022, 38% dos testes positivaram para COVID-19, correspondendo a um aumento de 850%, se comparado ao mesmo período no mês anterior.

Tendo em vista a circulação da nova variante Ômicron BQ.1 no Estado do Rio de Janeiro, o Comitê Operativo de Emergência reforça a importância de:

● Usar máscara descartável em ambientes fechados e de baixa ventilação;

● Se contactante (pessoa que teve próximo ou domiciliar com paciente suspeito ou confirmado de COVID-19), usar máscara obrigatoriamente em todos os ambientes;

● Atualizar o esquema vacinal, a ser realizada nos postos de saúde e clínicas da família;

● Atualizar o passaporte de vacina no SIGAA, se estudantes, e no SIGRH, se servidores, bem como validar os passaportes pelas Comissões Locais das unidades do IFRJ;

 ● Para enviar o certificado de vacinação, o servidor deverá entrar nosistema SIGRH (https://sigrh.ifrj.edu.br/sigrh/public/home.jsf) efazer login com seu usuário e senha.

● Para enviar o certificado de vacinação, o aluno deverá entrar no sistema SIGAA (https://sigaa.ifrj.edu.br/sigaa/public/home.jsf) e fazer login com seu usuário e senha.

● Reforçar as medidas de higiene (lavagem das mãos com água e sabão, higiene de mãos e superfícies com álcool a 70%) e manter o distanciamento social;

● Manter a renovação do ar ambiente nos espaços, por meio de aberturade portas e janelas;

● Evitar aglomerações, especialmente em locais fechados e de difícil renovação do ar;

● Realizar a testagem gratuita pelo SUS, entre 3o e 5o dia do início dos sintomas, se apresentar sintomas gripais e retornar às atividades presenciais apenas se o resultado for negativo para COVID-19.

No caso de servidor que apresente testagem positiva para COVID-19, este deve solicitar licença para tratamento de saúde por meio de inclusão do atestado via aplicativo ou portal SouGov, dando ciência também à chefia imediata. A perícia será agendada após o período de quarentena.

Confira a NOTA DO COE

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS