Nota oficial do IFRJ sobre o Auxílio Conectividade

A iniciativa de criação do auxílio conectividade com empréstimo de equipamentos de informática (tablet) e de acesso a internet (chip) foi uma ação do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ diante de nenhuma previsão de auxilio por parte do Ministério da Educação, e foi garantida com recursos próprios da Instituição, provenientes de economias na gestão do recurso do ano de 2020. A iniciativa considerou o entendimento da necessidade de garantir aos estudantes em vulnerabilidade social o acesso ao ensino não presencial, promovido de forma opcional aos nossos estudantes e campi.

Em um esforço coordenado pelas suas pró-reitorias de Extensão (PROEX), de Desenvolvimento Institucional, Valorização de pessoas e sustentabilidade (PRODIN) e de Planejamento e Administração (PROAD), o IFRJ promoveu diferentes ações visando à conectividade de servidores e estudantes.

A PROEX realizou um edital de auxílio conectividade em duas chamadas, sendo a primeira em 09/09/2020, que contemplava a entrega de chips e tablets. O edital foi pensado com o intuito de facilitar a inscrição por parte dos alunos, de forma desburocratizada e objetiva. Todos os campi, inclusive a reitoria, abriram para inscrições presenciais. Foram produzidos, ainda, dois tutoriais, sendo um em libras, e houve intensa divulgação, inclusive no formato de lives, com a presença dos pró-reitores. Ambas as chamadas foram realizadas durante as discussões dos regulamentos de atividades pedagógicas não presenciais - APNPs.

A despeito dos trâmites administrativos que geraram alteração nos prazos de entrega dos equipamentos, a 1a. chamada foi entregue em 29 de outubro de 2020 e a 2a chamada, nesta semana, finalizando todas a entregas de chips aos campi no dia 24 de novembro de 2020.

Finalizamos também, nesta semana, as novas iniciativas com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, com ações para ampliar as possibilidades de chips, com ampliação de outras operadoras de telefonia para garantir a efetiva conectividade. Esses chips foram entregues na reitoria no dia 26 de novembro de 2020.

A licitação para contratação de aluguel dos tablets foi realizada dentro dos procedimentos adequados previstos na legislação vigente. A estratégia adotada considerou os recursos existentes, as necessidades e os níveis de segurança exigidos para uso de equipamentos da melhor qualidade possível pelos estudantes.

Importante também destacar que, em função do pedido dos estudantes, foi realizada a ampliação dos períodos de acolhimento, ou seja, ampliação do período de revisão de conteúdos ministrados antes da interrupção do calendário, bem como foi alterado o calendário acadêmico dos cursos técnicos e de graduação. Em paralelo, foram disponibilizados mecanismos para sanar inicialmente as demandas de conectividade, com soluções em função do perfil dos estudantes de cada curso ou campus. Inclusive, em virtude do cuidado e da atenção ao aluno, foi dada autonomia às unidades para que administrassem o calendário de acordo com a realidade de cada campus. Assim, onde o calendário se mantém ativo foi disponibilizada a troca de adesão dos tablets, por bolsas de R$ 600,00 para aquisição de equipamento de forma emergencial.

O IFRJ programou a primeira etapa da licitação, entretanto foram recebidas algumas consultas antes dos lances, que provocaram o adiamento do certame. Apesar dos obstáculos, a ata para registro de preços foi assinada em 26 de outubro e, imediatamente, o IFRJ iniciou os trâmites de solicitação dos produtos com a empresa contratada. A empresa que ganhou o certame licitatório foi a SIMPRESS COMÉRCIO LOCAÇÃO E SERVIÇOS LTDA, que possui relações comerciais diretamente com a Samsung do Brasil.

Apesar do contato diário com a empresa, que garantiu o atendimento ao prazo de entrega dos tablets, eles não foram entregues até o prazo limite em decorrência dos impactos da covid-19 no sistema nacional de entregas. Diante do ocorrido, as Pró-reitorias envolvidas diretamente no processo comunicam essa situação à comunidade.

Novamente, reforçamos a preocupação desta Instituição no acolhimento e garantia do acesso aos nossos estudantes e servidores ao desenvolvimento das atividades pedagógicas e administrativas não presenciais, única forma viável nesse momento em que ainda temos casos crescentes de contaminação do novo coronavírus em nosso Estado.

Diante do relatado, na próxima semana, novos diálogos serão promovidos para buscarmos, juntos, as melhores medidas que reduzam o impacto acadêmico deste atraso e os trâmites administrativos cabíveis neste momento.

Reforçamos a nossa disponibilidade para rever as estratégias, em parceria com todas as instancias envolvidas, e não mediremos esforços para garantir às melhores condições aos nossos estudantes

Ana Luisa Soares da Silva – Pró-reitora de Extensão

Igor da Silva Valpassos – Pró-reitor de Planejamento e Administração

João Gilberto da Silva Carvalho – Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional,