Nota da reitoria sobre o Diálogo do reitor com os (as) estudantes

Na data de hoje, no período de 10h às 13h30, o Reitor e os Pró-reitores se reuniram com representantes membros dos Centros Acadêmicos, Grêmios Estudantis e dos Conselhos dos Representantes de Turmas (CART’s) dos campi do IFRJ.

A reunião aconteceu com a presença de cerca de 100 (cem) estudantes e representações da maioria dos campi do IFRJ, provenientes dos cursos de graduação e técnico.

A reitoria apresentou detalhadamente as etapas, critérios, ações realizadas para o atendimento ao auxílio-conectividade e sobre as atividades pedagógicas não presenciais (APNPs). Apresentou a defesa de que o auxílio-conectividade é uma iniciativa do IFRJ por um modelo que atenda igualmente a todos e todas e informou que os Calendários Acadêmicos foram amplamente discutidos e elaborados pelos Diretores de Ensino e Pró-reitoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proen), tendo como um dos norteadores o prazo de entrega dos insumos (chip e tablets), bem como tantos outros fatores importante para essa construção.

Os (as) estudantes reforçaram que o modelo adotado pelo IFRJ foi o melhor em relação às demais instituições e, ainda, apresentaram a demanda de suspensão do calendário para que pudéssemos garantir a conectividade de todos neste momento, em função da entrega dos insumos iniciada esta semana. Além de pontuar algumas demandas e dúvidas sobre as APNPs.

O reitor acolheu o pedido dos estudantes e garantiu que levará a reivindicação aos demais fóruns e colegiados para construir uma nova proposta com ampliação do período e do calendário acadêmico. A reunião com os coordenadores de cursos, Fórum dos Diretores de Ensino, do Colégio de Dirigentes e o do Conselho Superior será convocada com a pauta única sobre o tema.

Os Calendários Acadêmicos atuais ficam mantidos até a deliberação das ações a serem desenvolvidas pelos gestores do IFRJ, após as reuniões com os colegiados supracitados e mais informações e orientações serão amplamente divulgadas.

Rio de Janeiro, 29 de outubro de 2020.