Nova gestão do IFRJ visita Realengo

O reitor do IFRJ e uma equipe de pró-reitores da instituição estiveram ontem (25) pela manha no campus Realengo para a apresentação formal dos planos de ação da nova gestão em um contato direto com os servidores, dando prosseguimento ao trabalho que vem sendo realizado em todos os campi da instituição.

Na solenidade estavam o reitor, professor Rafael Almada; os pró-reitores: Rodney Albuquerque, Pós-Graduação e Inovação (Proppi); Igor Valpassos,  Planejamento e Administração (Proad)  e José Arimathéa, de  Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade (Prodin).  Além destes, também formaram a mesa o diretor de Extensão Comunitária e Tecnológica, Júlio Page, representando a pró-reitora de Extensão, Cristiane Henriques, e a diretora-geral do campus Realengo, Elisa Poças.

O objetivo da visita foi o de apresentar as propostas de desenvolvimento para os próximos 4 anos da instituição e a necessidade de colaboração de cada servidor no processo que já se iniciou. O reitor  parabenizou Elisa Poças por continuar à frente do campus no cargo de diretora-geral, agradeceu a presença dos servidores e disse que estava feliz por estar em Realengo.

Rafael Almada falou da necessidade de se pensar e principalmente de se fazer um IFRJ forte e reconhecido pela sociedade por sua excelência. “Temos que agir diferente. Afinal, de que adianta sabermos o quanto somos importantes se isso não chegar ao nosso público? Vamos atuar de maneira decisiva para que o IFRJ seja reconhecido, vamos fazer valer a nossa excelência. Para isso, nossa gestão vai tomar mais e melhores decisões, e contamos com a participação de todos os servidores”.

Em seguida, Rafael falou das diversidades que fazem parte da formação do IFRJ, do quanto isso é importante e porque não representa um problema. “Pelo contrário, isso significa que podemos aprender e ganhar muito com essa diversidade de opiniões. Basta haver o respeito e o entendimento do quanto isso pode ser útil a todos nós”.

Rafael falou também do trabalho que já vem sendo executado na Reitoria a respeito da reestruturação de cargos e funções, “Desde a nossa entrada temos procurado agir para corrigir essas distorções que encontramos. E isso só foi possível porque durante o período de transição trabalhamos incansavelmente para ouvir e entender como a Reitoria funcionava e tudo que precisava melhorar. Muita coisa já foi modificada, levando em conta as necessidades dos servidores e nossas possibilidades. A respeito dos cargos e funções, por exemplo, já temos um trabalho que atende antigas reivindicações e permite um serviço mais eficiente em diversos setores”. O reitor disse que a mesma coisa deve acontecer nos campi, e que por isso foi muito importante levar o assunto ao Colégio de Dirigentes. “Para que todos possam refletir a agir de acordo com um planejamento, não apenas de curto, mas de longo prazo, a fim de reestruturarmos a instituição. Para que um campus não olhe para cima ao falar de outro, mas para o lado, afinal, se somos todos iguais, precisamos agir como tal, respeitando, claro, as especificidades locais”.

Outro ponto de destaque na fala do reitor foi a Comunicação. Rafael disse que já está em andamento o projeto para um Plano de Comunicação do IFRJ, incluindo estratégias visuais para dar mais visibilidade e fortalecer a marca do Instituto. “Estamos nesse momento com uma divulgação de largo espectro em relação ao nosso concurso. Como vocês têm acompanhado, trata-se de algo talvez inédito em nossa história, pois conseguimos ampla exposição do IFRJ na mídia. E isso é fundamental para gerar mais oportunidades para quem quer estudar aqui”.

O reitor deixou uma mensagem de otimismo em Realengo, “Pessoal, estamos juntos nessa caminhada. Sinto-me particularmente feliz por ser um ex-aluno, e tenho certeza de que isso também gera uma responsabilidade maior em tudo que preciso fazer. Mas, de modo algum me distancia dos outros servidores. Sou igual a cada um de vocês e acredito em parceria e em trabalho conjunto. Precisamos evoluir sempre, para que o IFRJ cresça cada vez mais nesse processo”.

Elisa Poças agradeceu aos servidores e disse estar pronta para todos os desafios que virão pela frente. “Vivemos um período de incertezas por conta de toda essa instabilidade externa, mas sei que vou poder contar com uma equipe excelente de coordenadores ao meu lado. Assim como vou contar com o trabalho dos servidores que movimentam esse campus. Aos alunos, agradeço pela parceria e pela confiança”. Elisa falou dos desafios e disse que o principal é terminar a construção do campus, além de batalhar pelo reconhecimento dos cursos na área da saúde.

Os pró-reitores fizeram uma breve exposição do trabalho que estão iniciando e se comprometeram a ajudar em tudo que o campus precisar e que dependa de suas ações. Igor Valpassos destacou que o orçamento disponível está longe do ideal, mas que, por isso mesmo, é preciso trabalhar com planejamento estratégico. Júlio Page disse que a Proex mantêm um forte diálogo com as COEX de cada campus e que é preciso fortalecer as ações de Extensão.

José Arimathea disse que pretende trabalhar o desenvolvimento institucional de maneira que seja possível implementar ações capazes de envolver os servidores da Reitoria e dos campi. “A Prodin está com vocês. Queremos ampliar as oportunidades aos servidores, como cursos de capacitação, por exemplo, gerar novas oportunidades de crescimento profissional”. O pró-reitor disse também que o IFRJ tem um compromisso com a sustentabilidade, e que isso tem a ver com cuidar de vidas, que é exatamente o que faz o campus Realengo.  Rodney Albuquerque, nesse sentido, lembrou que a instituição tem lutado pela preservação ambiental em Realengo.